Artigo Clube Delphi Edição 28 - Menus Personalizados com CLX

Use a Qt diretamente para alterar a aparência de elementos.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 28. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.

Menus Personalizados com CLX

Use a Qt diretamente para alterar a aparência de elementos

Com o Kylix, a Borland introduziu sua nova biblioteca de componentes, a CLX, baseada na Qt, uma biblioteca de classes desenvolvida em C++ pela companhia norueguesa TrollTech (www.trolltech.com). A Qt é uma biblioteca portável, disponível para diversos ambientes, como Windows, Linux, Solaris, MacOS e até mesmo para PalmOS.

Qt e Portabilidade

Ao contrário da VCL, inteiramente baseada nos controles do Windows, a Qt usa apenas algumas primitivas simples (desenho de linhas, pixels) e desenha inteiramente seus controles. Isso traz a portabilidade – a maior parte da biblioteca é igual para todas as plataformas, bastando apenas mudar pequenas porções de código dependentes da plataforma que se está usando.

Se fosse usado um enfoque semelhante ao da VCL, tudo o que se refere a controles (EditBoxes, ComboBoxes) deveria ser reescrito ao mudar de plataforma. Além disso, a Qt pode ter a aparência que quiser, pois não está ligada ao sistema operacional. Quando você roda uma aplicação que usa a VCL em diferentes versões do Windows, ela toma a forma das demais aplicações daquela versão. Isso não acontece com uma aplicação Qt – você pode ter uma aplicação rodando em Windows com aparência de uma aplicação Linux e vice-versa, ou mesmo ter o aspecto de algo completamente diferente.

Com uma aplicação Qt, você pode ter uma aplicação rodando em Windows com aparência de uma aplicação Linux e vice-versa, ou mesmo ter o aspecto de algo completamente diferente

Vantagens e desvantagens

Ao lado destas vantagens, a Qt tem a desvantagem de não usar tudo o que o sistema operacional oferece de seus controles. Embora sejam semelhantes ao do sistema operacional, terem pequenas diferenças em relação a eles, e não aderirem aos novos padrões que vão aparecendo. Deve-se redesenhar os controles Qt para que eles tenham aparência semelhante aos do Windows XP, por exemplo." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados