Artigo Clube Delphi Edição 31 - Usando DLLs

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 31.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 31. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.
 

Usando DLLs

Compartilhe rotinas e formulários

Imagine que você está desenvolvendo mais um módulo para seu principal sistema. Aí você nota que pela vigésima vez está usando uma função que está dentro de uma de suas units de biblioteca. Você poderia economizar espaço nos seus executáveis colocando funções que vários de seus aplicativos usam dentro de uma DLL.

Você pode ganhar também tempo e praticidade. Com DLLs, o envio de novas versões dos seus aplicativos para seus clientes seria mais fácil, pois apenas a parte principal dos aplicativos precisaria ser enviada. Quando uma de suas DLLs sofresse atualizações, aí sim você enviaria uma nova versão atualizada para o cliente.

Neste artigo mostraremos como construir DLLs e usá-las em nossos aplicativos. Veremos como fazer as chamadas a DLLs de forma estática e de forma dinâmica e ainda um exemplo de como chamar formulários que estão dentro de DLLs.

Exemplos

Como exemplo, defini uma pequena biblioteca que possui três funções obtidas na internet. São rotinas para validação de CNPJ e de CPF, e uma função que recebe um valor e o retorna por extenso. Vamos montar nossa DLL e nosso aplicativo de exemplo baseando-se nestas funções. Ainda dentro da DLL, colocaremos um formulário, que também iremos chamar a partir da nossa aplicação.

Construção da DLL" [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados