Artigo Clube Delphi Edição 43 - Editorial

Editorial da Revista Clube Delphi Edição 43.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 43. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição


Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Editorial

A migração para o .NET pode ser considerada como apenas gradual para nós, profissionais Delphi. É realmente um passo menor do que se pensa. Como sabemos, o Delphi é orientado a objetos desde sua primeira versão; é uma linguagem mais limpa, mais simples que linguagens equivalentes tais como o C++; tem uma arquitetura de componentes considerada praticamente perfeita, que inspirou várias novas linguagens e tecnologias; enfim, sempre foi uma linguagem – um ambiente – muitos anos à frente do seu tempo.

O .NET busca trazer o estado – da - arte para o ambiente Windows. Incluí claro muitas inovações. Padroniza bibliotecas, uniformiza o estilo de desenvolvimento e inclui melhoras evolutivas em praticamente todas as áreas do desenvolvimento: da criação de interfaces gráficas, às aplicações web, do desenvolvimento de web services, às tecnologias de acesso a dados.

Esse investimento bilionário da Microsoft vem funcionando como uma “locomotiva”, uma força direcionadora, para empresas de desenvolvimento. E, nos primeiros vagões, está a Borland.

Uma amostra significativa do que está por vir na nossa ferramenta preferida é o sucesso do C#Builder. Laçado recentemente, o novo estilo IDE da Borland é ordens de grandeza mais rápido que a ferramenta equivalente da Microsoft. Se a Borland consegue bater a Microsoft no seu próprio território, imagine o que poderá fazer com o Delphi. Embora o (saudável) compromisso com a compatibilidade esteja atrasando um pouco o seu lançamento, o Delphi for .NET virá como um caminho de migração suave e – é certo – surpreendentemente simples. Que venha essa grata surpresa!

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados