Artigo Clube Delphi Edição 50 - Documentação de Código Fonte

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 50.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 50. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Documentação de Código Fonte

Utilizando o PasDoc e o DelphiDoc

 

Hoje em dia, muitas empresas de desenvolvimento de software adotam metodologias para construção e gerência de projetos de TI. Dentro desse processo, os desenvolvedores têm uma tarefa complexa e muitas vezes cansativa: criar a documentação.

Além da documentação do sistema (destinada ao usuário final), muitas vezes é necessário documentar também o código fonte, detalhando funções de units, classes, métodos, atributos, etc., que podem ser utilizadas por outros desenvolvedores e analistas do projeto. Quem nunca precisou perguntar a outro desenvolvedor da equipe algo do tipo: “o que você está fazendo nesse código?”, “o que faz esse método?” ou “qual a função dessa variável”.

Criar a documentação não é o maior problema, o difícil é mantê-la atualizada. Essa certamente é uma tarefa que a equipe “esquece” depois de algum tempo de projeto, visto que toda alteração no código precisa ser replicada na documentação.

Uma forma de tornar esse trabalho menos complexo e mais atraente para os desenvolvedores é “embutir” a documentação no próprio código fonte, utilizando comentários em um formulário especial. E depois, utilizar um software que seja capaz de interpretar esses comentários, gerando a documentação automaticamente (é exatamente isso que faremos aqui).

 

A importância da documentação do código fonte

As razões que temos para criar a documentação são inúmeras. Cito algumas:

·É muito mais fácil gerar a documentação do sistema (para o usuário final) se existir a do código fonte. Claro, outras documentações geradas em fases de definição e projeto também são importantes;

·Permite avaliar de forma rápida determinada funcionalidade do sistema, sem que seja necessário visualizar o código fonte ou conhecer seus detalhes internos. Isso é ideal, por exemplo, quando um Analista de Negócio precisa conhecer a funcionalidade de uma aplicação, sem necessariamente fazer isso do ponto de vista do programador;" [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados