Artigo Clube Delphi Magazine 64 - Date, Time e TimeStamp no InterBase

Veremos nesse artigo as diferenças e operações básicas com os tipos de dados para armazenamento de data/hora.

 

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 64. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler essa revista em PDF.

Date, Time e TimeStamp

no InterBase

Diferenças e operações básicas com os tipos de dados para armazenamento de data / hora

 

O InterBase nasceu com apenas um datatype (tipo de dados) para armazenamento de data e hora. A partir do InterBase 6.0, foram criados novos tipos para permitir o armazenamento de data, hora e data/hora (Date, Time e TimeStamp). Este artigo vai esclarecer todas as dúvidas e apresentar as melhores práticas para utilização de cada um desses tipos de dados.

Veremos como inserir dados nesses formatos e como eles são armazenados no IB. Mostraremos também como é feito cálculo sobre esses tipos, comparação e conversão de dados do tipo data.

 

Date, Time e TimeStamp

Versões anteriores ao InterBase 6 suportavam apenas o tipo Date, onde  data e hora são armazenadas juntas em um único campo. No InterBase 6 e posteriores, o Date sofreu algumas modificações. Time e TimeStamp foram incorporados, sendo esses novos tipos só suportados no dialeto 3. O Date passou a ser TimeStamp e armazena data e hora como nas versões anteriores, já o Date passou a armazenar apenas data e o Time apenas a hora.

Antes de conhecermos as diferenças e vermos as principais operações envolvendo esses tipos de dados, é importante saber como o Interbase armazena datas.

 

Como as datas são armazenadas no InterBase

O InterBase grava os valores de data incluindo o valor do ano inteiro, com quatro posições. Se o usuário informar apenas dois dígitos para o ano, o InterBase usa um algoritmo chamado de " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados