Artigo Clube Delphi Magazine 97 - GridView no RAD 2007

Artigo publicado pela Clube Delphi Magazine edição 97.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Magazine edição 97. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler essa revista em PDF.

 

Web - Novidades

GridView no RAD 2007

Dicas de como usar o Grid turbinado do ASP.NET 2.0

 

Neste artigo veremos

·Principais dicas sobre o controle GridView do ASP.NET 2.0;

·Visualização de imagens no GridView;

·Rodapé com totalização;

·Master/Detail e Master/Detail Template.

Qual a finalidade

·Visualizar e conhecer as principais novidades do GridView.

Quais situações utilizam esses recursos?

·Em todo tipo de web site é possível usar o GridView, pois é um componente excelente para visualizar e editar dados.

 

Resumo do DevMan

O GridView é o componente mais importante do ASP.NET 2.0, utilizado para mostrar dados em forma de Grid. Aprenda neste artigo várias dicas de como manipular este poderoso componente.

 

Desde a minha primeira experiência com o ASP.NET, um dos controles que mais utilizei foi o Grid, pela sua facilidade em mostrar os dados no formato de tabela. Primeiramente, usei o DataGrid da versão 1.x do .NET Framework e agora uso GridView para o .NET 2.0 no RAD Studio 2007.

A primeira idéia de quem começa com ASP.NET é fazer aplicações Web iguais a aplicações Desktop, mas claro, nem tudo é possível. Especificamente, em relação ao Grid, adicionar imagens, controles e agrupamento, são as primeiras funcionalidades que desejamos.

O DataGrid é muito customizável, mas o GridView trouxe muito mais facilidades ao desenvolvedor, como inserção, atualização, exclusão e seleção de dados, de forma muito simples. Neste artigo, veremos algumas dicas úteis para a utilização desse controle para customizá-lo em suas aplicações Web.

 

Construindo o exemplo e adicionando controles

A funcionalidade de templates do ASP.NET ajuda em muito a customização do GridView para a adição de controles. Basta criar um coluna do controle do tipo TemplateField e adicionar os controles necessários.

Neste exemplo, vamos trabalhar com o CheckBox, onde simularemos um WebMail. Para quem está acostumado a usar WebMail, sabe que os e-mails aparecem em um Grid, onde podemos selecioná-los, excluí-los entre outras funcionalidades.

Crie uma nova aplicação Web no RAD Studio 2007, com suporte ao AJAX (Figura 1), através do menu File>New>Other>Delphi for .NET Projects>AJAX-Enabled ASP.NET Web Application. Usaremos AJAX para que algumas dicas fiquem de fácil entendimento, já que não teremos refresh total da página.

 

" [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados