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Easy Delphi
Introdução à criação de componentes
Aprenda os conceitos e como construir seu primeiro componente
Nesse artigo veremos
·Criação de componentes;
·Definindo métodos;
·Definindo propriedades.
Qual a finalidade
·Permitir a criação de componentes para aumento de produtividade e reaproveitamento de código.
Quais situações utilizam esses recursos?
·Códigos que se repetem em várias aplicações precisam ficar em um local centralizado, facilitando a manutenção e utilização. Componentes podem ser utilizados em qualquer tipo de aplicação.
A natureza RAD do Delphi deve muito a um conceito bastante conhecido pelos desenvolvedores: componentes. Você abre o IDE e tem à disposição componentes prontos para construir aplicações nas mais variadas áreas de desenvolvimento: Internet, Banco de Dados, User Interface, Web etc. Experimente navegar pela paleta de componentes e veja a variedade de recursos.
Neste artigo, veremos a anatomia de um componente, como são estruturados internamente, para que servem, e de praxe como criar nosso primeiro componente Delphi totalmente funcional.
O que é um componente
Componentes estão intimamente ligados à Programação Orientada a Objetos (POO). Na verdade, um componente é um objeto. Ou melhor, uma classe. Para quem está começando, pense numa classe como uma “receita de bolo”, e os objetos os “bolinhos” que você pode criar com ela. No Delphi, temos inúmeras classes, agrupadas no que chamamos de VCL (Visual Component Library). A VCL é sem dúvida uma das responsáveis por todo o sucesso do Delphi até hoje.
Quem já programou em linguagem estruturada, como por exemplo, o antigo Basic, deve se lembrar das famosas rotinas. No Pascal também tínhamos esse conceito. Tudo o que precisasse ser reaproveitado em vários prontos da aplicação, era movido para um procedimento, que podia então ser invocado inúmeras vezes. Surgia o reaproveitamento de código. O procedimento podia receber parâmetros, e assim se tornar mais flexível.
Com o surgimento da POO, surgiram as classes, que a grosso modo, se parecem com os procedimentos da linguagem estruturada, porém tendo inúmeras vantagens: encapsulamento, polimorfismo, herança etc. Então, classes são formas de reaproveitarmos código em nossas aplicações (em várias delas). E um componente, na verdade é uma classe que torna o trabalho ainda mais fácil, adicionando uma mistura " [...] continue lendo...