Artigo da WebMobile 13 - Antenna, um ANT para dispositivos móveis

Nesse artigo faremos uma análise do antenna, iniciando por algumas de suas características gerais e ao final do artigo apresentando algumas funcionalidades um pouco mais avançadas.

Clique aqui para ler este artigo em pdf

 

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Antenna, um ANT para dispositivos móveis

Jorge Fernando Luiz Fernandes

Vamos imaginar a seguinte situação, você acorda e logo vem a cabeça as suas tarefas do dia: arrumar a cama, preparar o café da manhã, lavar o carro, dar banho no cachorro, entre outras que nos tomam parte do nosso precioso tempo. Ao finalizarmos esse pensamento, incondicionalmente vem à cabeça a possibilidade de nos livrarmos de tais tarefas para então ocuparmos nosso tempo em atividades mais interessantes, como ler um bom livro, ir ao cinema, conversar com amigos, jogar Ragnarok entre outras coisas que sejam mais interessantes. Quanto a tal problemática tenho duas notícias, uma boa e outra não tanto.

A não tão boa é que eu desconheço um robô, pelo menos por enquanto, que seja vendido e que execute tais tarefas domésticas para qualquer um de nós, e a boa é que já existe, pelo menos para o universo de desenvolvimento (agora também no caso dos dispositivos móveis) um framework que pode trabalhar automatizando tarefas necessárias ao processo de desenvolvimento, mas que por serem 'braçais' acabam tomando um tempo que reflete de forma negativa na questão da produtividade. Estou falando do antenna, um framework similar ao ANT que serve para o desenvolvimento de sistemas para dispositivos móveis. 

É muito comum, pelo menos quando trabalhamos em aplicações JEE, a utilização de framework para automatização do processo de desenvolvimento, buscando evitar que o programador faça manualmente diversas tarefas que não tenham absolutamente nada a ver com lógica de negócio do sistema em questão, mas que são fundamentais durante a codificação.

Em JEE, os dois principais frameworks utilizados para a automação de tarefas são o ANT e o MAVEN. A partir do momento em que fazermos uso deles não precisamos nos preocupar com a geração de arquivos .jar, .war, .ear e podemos ainda automatizar a fase de testes. Esse tempo ganho pode ser aplicado de forma mais útil ao sistema, sendo revertido, por exemplo, para a sua lógica de negócio.

Ao trabalharmos em dispositivos de pequeno porte, também acabamos tendo em nossas mãos uma série de pequenas tarefas necessárias ao processo de desenvolvimento, são elas a compilação, o empacotamento e a obfuscação da aplicação entre outras.

Da mesma forma como dispomos de mecanismos que automatizam o nosso trabalho na plataforma JEE, também dispomos de um framework que trata dessa questão, é o antenna, que não tem apenas o nome, mas também o manuseio muito parecido com o famoso ANT.

Nesse artigo faremos uma análise do antenna, iniciando por algumas de suas características gerais e ao final do artigo apresentando algumas funcionalidades um pouco mais avançadas.

Onde obter

O antenna é um projeto que está hospedado no sourceforge e pode ser encontrado no endereço http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=67420. Neste repositório, encontramos o arquivo .jar e o código fonte do antenna no pacote antenna-bin-0.9.14. Ainda dentro deste pacote existe uma pasta chamada sample, onde estão vários exemplos de utilização do antenna que com certeza são bastante úteis para todos aqueles que desejem fazer uso dele.

Eu também recomendo uma visita à página do projeto, localizada no endereço http://antenna.sourceforge.net/, que conta com uma apresentação das capacidades dessa ferramenta.

Como instalar 

Podemos proceder de diferentes formas para executar a instalação do antenna, vou agora enumerar algumas delas, três para ser mais exato.

A primeira delas é adicionar o antenna, no classpath.

A segunda é fazer a inclusão do .jar dentro da pasta lib do ANT, localizada em sua máquina.

Procedi de uma forma um pouco diferente na minha instalação. Como estou fazendo uso do eclipse, optei pelo seguinte procedimento, criei no meu diretório C: uma pasta chamada ANT, dentro dela outra chamada lib. A esta pasta lib adicionei as libs que estão dentro da pasta org.apache.ant_1.6.5\lib que fica localizada na pasta plug-ins do eclipse, e junto a elas coloquei o arquivo .jar do antenna. Terminado isso iniciei a configuração dentro do meu projeto no eclipse.

Antes de tudo vamos esclarecer algo, da mesma forma como procedemos no ANT, com o antenna também criamos um arquivo XML chamado build.xml, o qual é adicionado à raiz da pasta do projeto. É no build.xml que está determinado o procedimento que o antenna deverá executar em nossa aplicação.

Continuando, ao adicionar em meu projeto o arquivo build.xml, dou um clique nele com o botão direito do mouse, escolho Run as e posteriormente a opção Ant Build..., como podemos ver na Figura 1.

Os três pontos atrás do nome já nos dão a entender que esta opção faz algo que vai além de simplesmente executar o build.xml, na verdade ela permite fazer a configuração informando como o eclipse deve atuar em tal tarefa.

 

Figura 1. Iniciando a configuração do antenna no eclipse.

 

Ao fazer isso o eclipse nos mostra uma janela de configurações. Nessa janela fiz a opção pela aba Classpath, e lá cliquei no botão Ant Home..., como podemos ver na Figura 2. Na aba Classpath podemos adicionar um novo caminho para que o eclipse possa encontrar as libs do ANT, no meu caso apontei para C:\ANT, onde além das bibliotecas do ANT utilizadas pelo eclipse, está também o .jar do antenna. 

 

Figura 2. Configurando o Ant Home.

 

Pronto! Agora poderemos executar a nossa aplicação de forma simples, apenas executando o buid.xml da mesma forma como seria feita com qualquer aplicação Web ou Desktop que faça uso das funcionalidades do ANT.

Para executar um arquivo build.xml no eclipse podemos proceder de três formas, a primeira é dando um clique com o botão direito no arquivo build.xml e escolhendo a opção Ant Build. Atenção, não devemos confundir essa opção com Ant Build..., comentada anteriormente e que usamos para fazer a configuração.  Outra forma é através do atalho alt+shift+x+q e por fim através de um clique no botão que pode ser visto na Figura 3.

 

Figura 3. Executando o arquivo build.xml.

 

Antenna

Como já disse, o antenna é um framework utilizado para fazer automação de tarefas baseado no famoso " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados