Artigo da WebMobile 4 -ASP.NET – Aumentando a performance de suas aplicações Web
Artigo da WebMobile 4 -ASP.NET –Aumentando a performance de suas aplicações Web.
Clique aqui para ler este artigo em pdf
ASP.NET – Aumentando a performance de suas aplicações Web
Parte II – Stored Procedures
Não poderíamos falar em otimizações de aplicações ASP.NET com ADO.NET sem mostrar a utilização de stored procedures. Elas aumentam drasticamente a velocidade de soluções web, tanto na obtenção de dados do SQL Server quanto na atualização, inserção ou exclusão de registros. Isso acontece porque o servidor SQL pode otimizar planos de execução e pré-compilar essas instruções que residem no BD, e não mais na aplicação cliente, que apenas se encarrega de passar os parâmetros apropriados.
Neste artigo, construiremos algumas aplicações em ASP.NET que farão uso efetivo de stored procedures, de forma a comprovar o aumento de escalabilidade. De praxe, você aprenderá como a IDE do Visual Studio .NET pode nos ajudar nesse processo, criando automaticamente as procedures no SQL Server a partir de assistentes do SqlDataAdapter.
Criando a aplicação
Para este exemplo, vamos utilizar o banco de dados de demonstração chamado Northwind, que é distribuído com o SQL Server. Construiremos um pequeno formulário em ASP.NET que permitirá a inclusão de informações na tabela Products (produtos). Não vamos nos preocupar por enquanto com as demais operações (exclusão e alteração), que são semelhantes e podem ser feitas com base nos códigos utilizados para a inserção.
No Visual Studio .NET 2003, clique em File>New>Project e na seção Visual C# Projects escolha ASP.NET Web Application. Dê o nome de TesteSP para a aplicação, conforme mostra a Figura 1. A seguir, clique em OK para que o diretório virtual seja criado no IIS e os arquivos da solução sejam inicializados pela IDE.
Figura 1. Criando a aplicação ASP.NET no Visual Studio .NET.
Configurando o formulário principal
No Web Form, a partir da Toolbox, vamos colocar alguns TextBoxes para a entrada de dados. Para facilitar, vamos utilizar somente os campos principais da tabela (ProductName, CategoryID e UnitPrice). Caso queira usar os demais, fique a vontade, basta colocar mais controles. Os nomes (propriedade ID) dos TextBoxes devem ficar como tbProductName, tbCategoryID e tbUnitPrice, respectivamente. Coloque alguns Labels e configure o Text para indicar o que deve ser preenchido. Um Button com o Text “Incluir Produto” será usado para incluir as informações no banco de dados. Utilize a Figura 2 como base para configurar seu formulário.
Figura 2. Formulário principal da aplicação com TextBoxes.
Configurando a conexão" [...] continue lendo...
Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo