Que tal montar seu próprio negócio? Ganhar dinheiro em casa? Ser o seu próprio chefe? Seja bem-vindo a primeira parte desta incrível jornada que será dividida em 3 artigos:

1) Empreendedorismo e Introdução ao plano de negócios.
2) Melhores tecnologias.
3) Exemplo Prático: e-Dog.

Empreendedorismo e introdução ao plano de noegócios

- O que é empreendedorismo?

É a arte de inovar, criar, tranformar idéias em negócios, é enxergar oportunidades em várias situações. Todos nós temos um espírito empreendedor que só precisa ser orientado para obter êxito nos planejamentos, você já montou uma barraquinha de limonada quando criança? É bem por aí...

Tente vizualizar uma necessidade dos consumidores, do público alvo, você também é um deles! Escolha seus clientes, analise seus desejos dentro de uma segmentação que você mesmo pode utilizar seus critérios: faixa etária, poder econômico, localização, e etc... Ao descobrir a necessidade deste grupo ao qual você pretende fornecer seus produtos ou serviços, seja criativo, invador, preze sempre por um diferencial.

Outro ponto importante de um empreendedor é a perseverança, apostar na sua idéia, manter seu negócio, com auto-confiança e independência.

Plano de negócios

Um plano de negócios é descrito da seguinte forma:

 Natureza do negócio: Do que se trata o negócio? Qual o produto ou serviço ofertado?

Visão:   É uma projeção do que a empresa irá se tornar, como você vê o seu negócio daqui a alguns anos?

Missão: Descreve a atividade da empresa e seu valores, valores são características que são transmitidas para seus colaboradores, como a valorização do capital intelectual da empresa, a preocupação com o meio ambiente ou  a determinação em realizar um serviço de qualidade e etc...

Objetivos estratégicos: São atividades que a empresa realiza, sua empresa vende um produto/serviço? Oferece manutenção? Existe um outro produto serviço? Devem ser descritos para melhor organização.

Alianças estratégicas (opcional): São parcerias que sua empresa pode fazer para ajudar a melhorar suas atividades, podendo utilizar para produção, entrega, patrocínio, dependendo da natureza do seu negócio.

Análise SWOT: Sigla: Strenght (Forças), Weakness (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), Você deve traçar uma relação entre esses 4 pontos para ter uma base de como o seu negócio vai funcionar dentro dos fatores positivos e negativos, você verá melhor no exemplo prático na parte 3.

Organograma: É uma tabela onde você deve organizar a hierarquia da empresa. Também podem ser feitas Plantas baixas (mapa da empresa, mostrando cada sala com sua respectiva atividade), Fluxogramas (Mostra passo-a-passo o caminho percorrido pelo produto/serviço, desde do momento em que se torna produto/serviço da empresa e chega ao consumidor final) e Cronogramas (Agenda de processos, discriminando as atividades que devem ser realizadas organizadas por data e hora).

Plano de Marketing: Você deve fazer uma análise do setor, esta parte do mercado em que você está tentando inserir sua empresa mostrando as tendências e onde sua empresa, com seus diferenciais, se encaixa e como vai ascender nesse segmento. Dentro do plano de marketing existe uma parte importantíssima para a elaboração de um plano de negócios: os 4 P´s, são eles: Preço, Praça, Produto e Promoção. O preço deverá ser eleborado em um estudo de seus custos diretos e indiretos e diante de outros fatores, como a concorrência, por exemplo. A praça é justamente o público-alvo, que foi descrito no empreendedorismo. O produto, é o que a empresa oferta, descreva-o e mostre os diferenciais. A promoção é o modo pelo qual seu produto/serviço será divulgado, a publicidade, as facilidades de pagamento, os diferenciais sazonais, brindes, etc...

Plano operacional: Descreve as táticas de comercialização, as previsões de vendas, os prazos para que se conclua uma operação de venda, as despesas também devem ser informadas para seu melhor controle.

Apêndices: Aqui você pode pôr todos os gráficos envolvidos, tabelas estatísticas, imagens, fotos, o layout do website, os folders, banners, cartazes, panfletos e etc...

Uff... Basicamente essa é uma introdução para elaborar seu plano de negócios, em primeira vista pode parecer complicado, mas é um projeto bem simples que será sempre o guia para ciclo de vida de sua empresa.

Obrigado e até o próximo artigo.