Guia de Linguagem

Introdução a Programação


Conheça nosso Guia de Referência de Introdução à Programação. Aprenda a programar na DevMedia e torne-se um profissional preparado para o mercado. Acesse!

Primeiros passos

Então você deseja ingressar na área de programação de computadores/desenvolvimento de softwares, certo? Excelente. Seja bem-vindo.

Os softwares estão atualmente presentes em praticamente todos os momentos da nossa vida. No seu smartphone, no computador que você usa em casa, na faculdade, os jogos eletrônicos que você curte tanto, enfim, é difícil existir uma área hoje que não use softwares direta ou indiretamente.

Afim de lhe ajudar nessa introdução à programação preparamos um DevCast com algumas sugestões sobre qual caminho seguir nos seus estudos:

São muitas as tecnologias, linguagens e áreas de atuação disponíveis atualmente. Se você ainda não encontrou a sua, ouça um pouco da experiência de parte do nosso time de programadores neste DevCast e descubra com qual delas você mais se identifica:

E já dando início ao estudo da programação em si, um dos conceitos mais fundamentais e que precisa ser conhecido por todos que desejam ser programadores é o de algoritmo. Esse termo é novo para você? Então confira no DevCast abaixo uma explicação leve e divertida sobre o que é um algoritmo.

E aí, curtiu o primeiro contato com o mundo dos algoritmos? Agora lhe convidamos a conhecer outro termo importante e que estará presente em toda sua vida como programador: a variável.

Lógica de programação

Para quem está começando a programar, é aconselhado estudar o que chamamos de lógica de programação. Além de técnicas específicas que se aplicam à programação de forma geral, estudar lógica despertará em você uma visão crítica voltada à resolução de problemas, o que é fundamental para a criação de softwares.

Nesse primeiro momento, para simplificar o aprendizado usamos uma linguagem mais leve e próxima do nosso idioma, que chamamos de “português estruturado”. E como ferramenta sugerimos o uso do Visualg, um software semelhante ao que você encontrará mais adiante em seus estudos com linguagens de programação, mas que permite a escrita de “pseudocódigo”, ou seja, código escrito em português estruturado.

Para dar os primeiros passos, assista os conteúdos a seguir:

E para complementar seus estudos sugerimos a leitura dos artigos a seguir:

Boas práticas de programação

Como em toda área, na programação existem boas práticas que devem ser seguidas para garantir que seu código seja escrito de forma eficiente, organizada, etc.

Nos links a seguir você encontra algumas dicas de escrita de código que lhe ajudarão a ser um programador ainda melhor:

Termos comuns

No meio da programação existem muitos termos, técnicos ou não, com os quais precisamos nos acostumar em nosso dia a dia. Nos DevCasts abaixo esclarecemos alguns deles:

Programação web

Pensando em programar para a web? Nos dias atuais uma grande parte dos sistema novos são desenvolvidos para serem acessados online a partir do browser, pois assim seus usuários não precisam instalar nada e podem, inclusive, acessar a partir de seus dispositivos móveis.

No DevCast abaixo reunimos algumas dúvidas (e suas respostas) que surgem nesse primeiro momento, quando estamos optando por criar aplicações web:

Você deve ter visto que a programação web se divide basicamente em duas partes: front-end e back-end. Se você deseja se tornar um programador front-end completo, consulte o Guia de Carreira Programador Front-end.

Trabalhando como programador

Você deseja atuar profissionalmente como programador, ingressando em uma empresa da área? Então confira abaixo um DevCast em que comentamos sobre vagas de trabalho de programação, alguns conhecimentos mínimos exigidos e como você deve se preparar para processos seletivos:

Mais sobre programação

Agora que você já deu os primeiros passos na programação e conhece os conceitos iniciais de lógica de programação e algoritmo, uma boa opção é escolher uma linguagem e se dedicar a aprendê-la de forma mais aprofundada. Para lhe ajudar preparamos os Guias de Carreira abaixo, que lhe guiarão desde os passos iniciais até os pontos mais avançados de cada tecnologia:

Ficou com alguma dúvida?