Por que eu devo ler este artigo:A função primária de um algoritmo é receber um ou mais dados e processá-los para entregar uma resposta ao usuário. Por isso, o próximo passo no estudo dessa matéria será entender como a entrada e saída de dados é possível.

Embora um computador possa dar solução a certos problemas muitas vezes mais rápido do que um ser humano, quais problemas do mundo real um algoritmo que não pode receber e nem apresentar dados pode resolver?

Por exemplo, é possível para um algoritmo informar nome e idade de um usuário, mas quais dados informar? Ele só saberá informar se receber esses dados. E o usuário só saberá que dados informar se o algoritmo pedir. Solucionamos esse impasse por meio da entrada e saída de dados.

A entrada/saída de dados compõem esse processo que consiste em receber os dados do mundo real, por meio do que é digitado ou da ação do mouse, por exemplo. Após isso, mostramos a informação processada ao usuário, o que pode acontecer por meio da tela, uma impressão ou ainda a gravação em um arquivo.

A seguir conheceremos o sistema de input/output de dados e como funciona a lógica, por isso, nesse primeiro momento não se preocupe com a escrita do código, pois dependendo da linguagem a grafia do comando altera.

Saída dos dados

Os algoritmos precisam interagir com o usuário e para isso podemos utilizar o comando escreva() para imprimir alguma coisa na tela. Esse é um comando muito simples e portanto será o primeiro que aprenderemos nessa mecânica de entrada/saída de dados.

Por exemplo, podemos mostrar uma mensagem na tela utilizando o seguinte comando:


escreva (“Olá mundo!”)

Ao executar o comando, na tela apareceria a mesma mensagem que vemos na Figura 1.

comando escreva
Figura 1. Execução do comando escreva

Repare que após o comando, o dado a ser apresentado é colocado em parênteses. Assim, conseguimos identificar o que é o comando e o que o compõe.

Contudo, lembre-se que agora a ideia é conseguir absorver a lógica de input/output de dados, por isso, não se atente ao uso de parênteses, mas sim que todas as informações vem depois do comando.

Entrada de dados

Para que o usuário interaja com o algoritmo, este precisa ler o dado por meio do comando leia.

Contudo, assim como quando lemos alguma informação e guardamos ela no nosso cérebro, o computador também guardará o dado lido na memória. Lembrando do conceito de variáveis, o dado informado será armazenado em uma variável.

Lembre-se que o comando leia sempre guardará o valor em uma variável.

Como exemplo, se quisermos saber o nome do usuário basta utilizar os seguintes comandos e veremos a mesma coisa da Figura 2:


  escreva (“Informe o seu nome:”)
  leia (nome)
  
comando leia
Figura 2. Execução do comando leia

Repare que na primeira linha temos o comando de saída escreva, que pede ao usuário que informe o seu nome. Sabemos disso por conta dos parênteses ;)

Já na segunda linha temos o comando de entrada leia, que vai pegar o dado informado e armazenar na variável nome. Assim como no comando escreva, tudo o que estiver entre parênteses será armazenado.

Se quisermos saber o nome e o sobrenome do usuário separado por duas variáveis, devemos utilizar os seguintes comandos:


  escreva (“Informe o seu nome e sobrenome:”)
  leia (nome, sobrenome)
  

Nesse caso, é possível ler múltiplas variáveis de uma vez, separando-as variáveis por vírgula.

Retornando dados

O comando escreva também pode retornar o valor de variáveis ao usuário, juntamente com outras informações que queremos passar.

Como exemplo podemos informar ao usuário qual foi o nome informado utilizando os seguintes comandos:


  escreva (“Informe o seu nome:”)
  leia (nome)
  escreva (“Seu nome é”, nome)
  

Na Figura 3 vemos como funciona o esquema, considerando que o usuário digitaria Carlos no momento da execução.

comando escreva completo
Figura 3. Execução dos comandos leia e escreva

Na linha 3 passamos a mensagem que queremos entre aspas e o algoritmo nos retorna o valor armazenado na variável nome. A sintaxe utilizada com a impressão de texto (entre "") se faz necessária para dar clareza ao que está sendo impresso.

Exemplo de algoritmo

Com base nos conhecimentos adquiridos até aqui, agora você consegue escrever seu primeiro algoritmo completo! Então, vamos juntos resolver o seguinte problema:

Uma loja de doces quer saber quais pessoas gostam de sorvete ou não. Para saber isso quer pedir o nome e a opinião.
Como criar esse algoritmo?

  • Passo 1
    Como primeiro passo para criar nosso algoritmo, precisamos escrever a palavra início. Ela é obrigatória e mostra que o nosso programa começa ali.
  • Passo 2
    Precisamos declarar as variáveis: como queremos saber o nome utilizaremos o tipo cadeia. E para saber se gosta ou não de sorvete vamos pedir que digite Sim para sim e Nao para não: usaremos também o tipo cadeia.

Começaremos assim então:

início
cadeia nome, opiniao
  

Lembre-se que como são do mesmo tipo, as variáveis podem ser declaradas numa única linha.

  • Passo 3
    Vamos agora pedir os dados ao usuário. Para isso usaremos o comando escreva para informar o que queremos, e vamos ler os dados informados pelo usuário através do comando leia. Para tornar o programa amigável, vamos agradecer a participação retornando a mensagem com o nome informado.

Vamos concluir a estrutura já criada com esses comandos? Acompanhe o algoritmo completo na Listagem 1.

início
 cadeia nome, opiniao
 
 escreva ("Digite seu nome:")
 leia (nome)
 escreva ("Você gosta de sorvete? Digite Sim ou Nao")
 leia (opiniao)
 escreva ("Obrigado", nome, "!")
fim
  
Listagem 1. Algoritmo completo

Assim como iniciamos com a palavra início, devemos encerrar obrigatoriamente com fim. Dessa forma, conseguimos deixar claro que o nosso programa conseguiu resolver o problema.

Conclusão

Com o que aprendemos aqui agora podemos escrever algoritmos sem dificuldade.

Aproveite os conhecimentos adquiridos e comece a resolver problemas do seu dia a dia. Até a próxima 😉.