É muito comum que os iniciantes na área de TI e programação fiquem muito perdidos para pensar em como dar os primeiros passos nessa área. Afinal, diante do momento atual, as possibilidades de encontrar informações são tantas que podemos não saber muito bem qual o passo a passo seguir para aprender a programar.

Se você está nesse cenário e não consegue ainda identificar o que é preciso saber para começar a programar, respira fundo e relaxe. Nós vamos ajudá-lo neste momento. Boa leitura!

Não pule etapas

Um erro muito comum nesse momento é querer correr para ter a sua formação completa e entrar logo no mercado de trabalho e, com isso, pular etapas importantes. E, acredite, esse pode ser um erro que vai custar bem caro no futuro.

Por exemplo, querer aprender as linguagens de programação antes de entender melhor sobre lógica poderá fazer com que você tenha dificuldades no futuro. Esse é um conhecimento que, quando bem interiorizado, pode torná-lo um desenvolvedor mais habilidoso no futuro.

Da mesma forma, passe por todas as etapas de aprender, treinar e dominar o básico de algumas questões antes de avançar. Acredite, isso fará a diferença ao pensar em soluções importantes para o seu dia a dia profissional.

Além disso, cada passo do processo é trajetória e fará parte da sua história profissional. Então não deixe de curtir esse momento único de descoberta de uma nova profissão, que também faz parte da construção da sua jornada.

Dedique-se a entender bem o básico da programação

A base da programação é um passo que muitas pessoas pulam, por acharem que não é tão relevante, por não ser tão prático. Como falamos, a lógica de programação, por exemplo, é um conhecimento fundamental que norteará a forma como você atuará como dev.

Da mesma forma, outras questões que fazem parte da base dos conhecimentos para programadores também devem ser exploradas. Uma linguagem que, talvez, não proporcione tanta afinidade para você, pode dar as bases para entender outras que estarão presentes no seu dia a dia.

Treine todos os dias

Na área de programação, fato é que a prática é uma parte importante. Muitas coisas parecem super entendidas na teoria, mas na hora de colocar a mão na massa, as coisas podem se mostrar mais difíceis do que você esperava.

Por isso, os treinos e exercícios são seus grandes aliados. E faça eles todos os dias. Ao treinar, você descobre novos caminhos que pode seguir para solucionar um problema na área de programação e estimula a sua criatividade.

Treine

Além disso, quanto mais treinar, maior será a sua fixação sobre as questões que está estudando. E, também, esse é o momento de poder falhar, quando poderá ter ao seu lado instrutores e professores que ajudarão a tirar dúvidas, indicar o que precisa ser corrigido, entre outros pontos.

Escolha um bom curso para aprender a programar

Por mais autodidata que você possa ser, escolher um bom curso para aprender a programar poderá ser um importante diferencial em sua carreira. E isso passa por diversas questões.

Em primeiro lugar, o curso apresenta, justamente, os passos para facilitar o seu aprendizado, ou seja, você terá, primeiro, as bases necessárias para avançar em seu conhecimento. E isso facilita muito a sua jornada.

Além disso, caso tenha dúvidas, os professores e monitores ajudam você com maior precisão e agilidade, garantindo que você poderá ter maior segurança para começar a atuar profissionalmente, pois pessoas mais experientes ajudaram e validaram seu conhecimento.

Outro ponto é que ter um nome de peso no seu currículo abre muitas portas. Afinal, pense pelo lado do empregador: ele quer certificar-se de que o profissional contratado realmente domina a área de programação.

Quando ele vê um nome forte no currículo, saberá que você aprendeu com os melhores e, como conseguiu obter a formação, que possui domínio na área. Então, por mais que mantenha os estudos sozinho, ter o apoio de um curso ajuda a abrir muitas portas para você.

Tenha paciência com o seu processo

A área de programação pode ser desafiadora, principalmente para aqueles que, até o momento, não são tão ligados assim à área tech. Além disso, fato é que muitos dos aprendizados de base podem ser difíceis para algumas pessoas e, em alguns momentos, você pode até pensar em desistir.

Programadora brasileira em trabalho remoto

Acredite, até mesmo os grandes profissionais da área passaram por problemas em algum ponto do processo, que foi altamente desafiador para ele também. Então respire fundo, esse momento vai passar e as coisas vão ficando mais fáceis.

De acordo com seu treinamento, com o fortalecimento dos estudos e tirar dúvidas com os professores e monitores do curso, o percurso vai ficando um pouco mais leve.

Programar é para todos!

Programação é uma área que pode ser aprendida por todos: todas as idades, gêneros, independentemente se é sua primeira formação ou se já teve outra formação profissional, se você possui facilidade com exatas ou se é uma pessoa de humanas: fato é que todos podem aprender a programar.

Por mais desafiador que possa parecer inicialmente, com o tempo e os treinos, todo o processo vai ficando mais leve. Claro que o desafio sobe, mas você começa a ter maior domínio e segurança para lidar com isso e consegue se colocar no mercado de uma forma mais determinada.

Isso ajuda a abrir portas para conseguir melhores vagas e ter uma remuneração que possa proporcionar melhor qualidade de vida e bem-estar para você. Então não tenha medo: programar é realmente para todos!

Se você quer dar o primeiro passo para começar nessa área, conte com a DevMedia. Aqui você conta com o método “Aprenda a Programar de Verdade” e já começa a fazer o seu projeto em até 10 dias.

Nosso curso é voltado para a prática, mas sem ignorar as bases da programação, que ajudarão você a ter maior segurança nas suas práticas profissionais. Temos mais de 100 mil profissionais que estão bombando no mercado e que foram formados por meio do nosso método exclusivo.

Entre em contato, faça sua inscrição e dê seu primeiro passo para começar a programar!