Quer ter acesso a todos os cursos desse Guia?
Guia Completo de Python
Neste Guia Completo você encontrará todo o conteúdo que precisa para começar a programar com a linguagem Python e a desenvolver aplicações.
Introdução ao Python
Muitos programadores, de forma equivocada, acabam polarizando o desenvolvimento de sistemas nas linguagens: Java e C#. Ao fazer isso, deixam de perceber que a programação não evolui de forma dependente do avanço dessas tecnologias. Ambas são ótimas opções, mas estão longe de serem as melhores alternativas para tudo. Na verdade, a cada ano, novas linguagens são criadas com diferentes características e diferentes propósitos, atendendo, de forma cada vez mais precisa, determinados tipos de projeto.
Um bom exemplo disso é a linguagem Python. Publicado em 1991, o Python traz características que possibilitam escrever o mesmo requisito em menos linhas de código que o necessário em outras linguagens de programação e hoje, além de adotado na construção de soluções web, também está sendo muito utilizado em aplicações que lidam com processamento de texto, machine learning e recomendação de conteúdo, áreas que não param de crescer. Mas, vamos com calma neste momento, não é mesmo? Primeiro, precisamos saber por onde começar e o que é o Python. Para isso, acesse os posts abaixo:
Como você pôde notar, o Python é uma linguagem interpretada e fracamente tipada (não precisamos declarar o tipo de uma variável, por exemplo). Além disso, é uma linguagem de propósito geral. Portanto, pode ser utilizada para solucionar qualquer tipo de problema, o qual pode ser atendido com um sistema desktop, para a web ou mobile. Para aprender mais características dessa tecnologia, confira o bate-papo:
Primeiros passos
Assim como a proposta da linguagem e suas principais características, começar em Python também é bastante simples. Nos links a seguir ensinamos o que é necessário para que você possa dar os primeiros passos e começar a descobrir o quão produtivo é programar com essa linguagem:
Recursos básicos
Neste momento você já está com o ambiente de desenvolvimento Python configurado em sua máquina, assim como já escreveu os primeiros scripts. Sim, como já visto também, é muito comum fazer uso do Python para a criação de pequenos scripts. Agora, vamos ampliar sua base de conhecimento nessa linguagem para que você comece a criar soluções mais avançadas. Para isso, confira os posts abaixo:
Programação Web com Django
Acompanhando o mercado, o Python também oferece ótimas opções para a programação Web. Atualmente, o framework mais famoso para isso é o Django, e sobre ele, temos publicado vários cursos. Para começar, vamos aprender, em detalhes, o que exatamente ele é:
Como visto, o Django é um framework gratuito e open source para desenvolvimento web tão alto nível que já traz para nós, programadores, uma solução ORM, simplificando ao máximo o acesso a dados no banco de dados.
Outro diferencial é a interface de administração por ele fornecida, a Django Admin. Assim, ao criar uma classe de domínio, por exemplo, podemos solicitar que as funcionalidades relacionadas a um CRUD dessa classe sejam criadas automaticamente. Isso reduz consideravelmente nosso trabalho, restando apenas o trabalho de pequenas customizações, caso necessário. Do mesmo modo, simplifica o gerenciamento de usuários, o controle de acesso, entre outras tarefas administrativas.
Curiosamente, em Django não programamos com o padrão arquitetural MVC, mas sim com o padrão MTV, o qual possui características semelhantes com o seu “parente” mais famoso. A Figura 1 retrata o padrão MTV.
De forma simples, o M continua representando a camada de Modelo, na qual temos, por exemplo, as classes de domínio. O T, de template, é equivalente à camada View, ou seja, serão as páginas web, para interação com o usuário. Por fim, o que muitos acham um pouco estranho. No Django o V, de View, é equivalente ao Controller do MVC.
Com essa base, para começar a criar as primeiras aplicações web, acesse os posts a seguir:
-
CursoPreparando o ambiente para programar em Python com Django
-
CursoComo fazer sua primeira aplicação em Django
-
ExemploFormulário de cadastro com Django e Bootstrap
-
CursoPython e Django: Primeira aplicação com acesso a dados
-
CursoORM no Django: Implementando o relacionamento 1:N
-
CursoORM no Django: Implementando o relacionamento N:N
-
ArtigoComo criar um Blog com Django e Python
-
ArtigoDjango Admin: melhora na interface de administração
Agora, que tal aprender como implementar um sistema com cadastro de usuários e controle de acesso, algo quase tão fundamental no desenvolvimento web quanto saber implementar um CRUD? Para saber como fazer isso, acesse o curso:
E que tal trabalhar com o módulo administrativo do Django? O Django Admin facilita a manipulação dos dados, como você confere no curso a seguir:
Web services RESTful
O Django possui uma extensão indicada para a criação de web services RESTful: o Django REST. Com ele podemos tratar com facilidade os verbos e códigos de status do protocolo HTTP, manipular dados no formato JSON e XML, além de outros recursos que aceleram o desenvolvimento desse tipo de aplicação.
Nos cursos a seguir você aprenderá a criar seus primeiros web services seguindo o padrão REST:
Documentação
Como material de apoio aos principais conceitos e recursos da linguagem de programação Python, preparamos as documentações a seguir. Utilize-as para consulta rápida:
Conteúdo extra
Além de tudo o que foi visto até aqui, reunimos nesta seção mais algumas publicações que podem lhe interessar e servir de apoio no domínio e amadurecimento dos seus estudos em Python.
Como mencionado, é muito comum fazer uso do Python para a programação de scripts utilizados para automação de tarefas. Para conhecer um exemplo disso, acesse:
Caso seu interesse seja criar soluções para Desktop, sugerimos o post:
Além disso, o Python também está relacionado a outros contextos. Para conhecer algumas opções, confira os artigos abaixo:
-
ArtigoPython Orientado a Objetos com o Framework Cherrypy
-
ArtigoComo criar uma conexão em PostgreSQL com Python
-
ArtigoJython, desenvolva em Python na plataforma Java
-
VídeoProgramação assíncrona com Python
-
ArtigoDuck Typing com Python
Além disso, não deixe de conferir no projeto a seguir a prática do conteúdo aprendido com esse guia:
Mais sobre Python
Além dos cursos e artigos sugeridos nesse guia, a DevMedia publica com frequência novos conteúdos sobre Python, os quais você pode conferir nos Guias de consulta abaixo:
Já se estiver buscando por oportunidades para trabalhar com Python, como Back-end ou Data Science, confira algumas oportunidades na GeekHunter.
Além disso, você pode conferir todo o conteúdo de Python clicando aqui.
<Perguntas frequentes>