Em algumas situações é comum que uma mesma instrução (ou conjunto delas) precise ser executada várias vezes seguidas. Nesses casos, normalmente utilizamos um loop (ou laço de repetição) que permite executar o mesmo bloco de código enquanto uma condição é atendida. Em Python, os loops são codificados com as estruturas de repetição for e while.

Nesta documentação apresentaremos a opção for.

Tópicos

For Python

O laço for nos permite percorrer os itens de uma coleção e, para cada um deles, executar o bloco de código declarado no loop. Sua sintaxe é a seguinte:

for variavel in lista
comandos

Enquanto percorremos a lista de valores, a variável indicada no for receberá, a cada iteração, um item da coleção. Assim, podemos executar algum processamento com esse elemento. No código abaixo percorremos a lista nomes e imprimimos cada elemento. O resultado é exposto nas linhas 5 a 7.

  1 nomes = ['Pedro', 'João', 'Leticia']
  2 for n in nomes:
  3      print(n)
  4 >>>
  5 Pedro
  6 João
  7 Leticia
  

A variável definida na linha 1 é uma lista inicializada com uma sequência de valores do tipo string. A instrução for percorre todos esses elementos, um por vez e, em cada caso, atribui o valor do item à variável n

, que é impressa em seguida. O resultado, então, é a impressão de todos os nomes contidos na lista.

For/else

É possível adicionar a instrução else ao final do for. Isso faz com que um bloco de código seja executado ao final da iteração, como mostra o exemplo a seguir:

  1 nomes = ['Pedro', 'João', 'Leticia']
  2 for n in nomes:
  3      print(n)
  4 else:
  5      print(“Todos os nomes foram listados com sucesso”)
  

Na primeira linha definimos uma variável que armazenará uma lista de nomes. Após isso, a instrução for percorre todos esses elementos e atribui um a um à variável n, que será impressa, como pode ser visto na linha 3. Após o loop se encerrar, o bloco de código contido na instrução else é acionado, imprimindo a mensagem na tela.

Links Úteis

  • Bate-papo sobre PHP:
    Neste DevCast teremos um bate-papo sobre o PHP, linguagem que há anos está estre as mais utilizadas para o desenvolvimento de sites e aplicações web.
  • Como criar um CRUD com Laravel:
    Neste curso veremos como implementar um CRUD completo com uma entidade utilizando o Laravel, o framework PHP mais popular do mercado.

Saiba mais sobre Python ;)

  • Python:
    Neste Guia de Referência você encontrará todo o conteúdo que precisa para começar a programar com a linguagem Python e a desenvolver aplicações.
  • Carreira Programador Python com Django:
    Neste guia de estudos você encontra os conteúdos que precisará para se tornar um programador Python web com Django.