Guia de Linguagem

Engenharia de Software para programadores


Neste guia você encontrará o conteúdo que precisa, como desenvolvedor, para ter uma boa base dos conceitos e práticas da Engenharia de Software. Tal conhecimento é muito importante para todo programador.

Análise e Projeto

Quando iniciamos um novo projeto, a etapa de análise normalmente é a primeira realizada. É nessa fase que levantamos os requisitos e desenhamos o software a ser desenvolvido, a fim de alcançar o objetivo de forma alinhada às necessidades do cliente.

Veja abaixo como realizar o levantamento de requisitos para a criação de novas aplicações:

Nessa etapa é comum o uso da UML para modelar o sistema. Essa linguagem visual conta com diversos diagramas que podem ser usados para representar o software sob diferentes pontos de vista.

Confira nos cursos abaixo como realizar a análise e projeto de softwares de forma orientada a objetos e utilizando a UML:

Controle de versão

Atualmente existem diversas formas de controlar a evolução do código das aplicações. Essas permitem que o time trabalhe em um mesmo projeto de forma organizada, versionando os arquivos utilizados.

O Git e o Github estão entre as ferramentas mais utilizadas hoje em dia e conhecê-las é de extrema importância para os desenvolvedores, pois com frequência precisamos utilizá-las nos projetos em que participamos. Nos cursos abaixo você entenderá o que é Git e Github e aprenderá a controlar a versão dos seus projetos com essas ferramentas:

Metodologias Ágeis

Além das linguagens, frameworks e diversas ferramentas, o desenvolvimento de software envolve processos que são realizados e aprimorados constantemente. Esses processos definem quais tarefas devem ser realizadas e de que forma isso deve ocorrer para que se consiga alcançar o objetivo da melhor forma possível.

As chamadas metodologias ágeis são processos que visam entregar produtos mais rapidamente, com mais qualidade e respondendo rapidamente a mudanças. Entre essas metodologias destaca-se o Scrum, que inclusive nós usamos aqui na DevMedia. Conheça mais nos links a seguir:

Outra metodologia também muito empregada no desenvolvimento de software é a XP (eXtreme Programming), que é apresentada nos conteúdos abaixo:

Uma das práticas propostas pela XP é o TDD, abordagem de desenvolvimento baseada em testes e que é explicada em mais detalhes no curso abaixo:

Mais sobre Engenharia de Software

Além dos cursos sugeridos nesse guia, a DevMedia publica com frequência novos conteúdos sobre Engenharia de Software, os quais você pode conferir nos Guias de Consulta abaixo:

Você também pode listar todo o conteúdo de Engenharia de Software clicando aqui.

Ficou com alguma dúvida?