O projeto está inativo

Documentação Teste Unitário

Esse projeto é uma série de documentações de ferramentas de teste unitário em diversas linguagens.

71

Introdução

O Teste Unitário é uma metodologia de teste de software cuja filosofia baseia-se em dividir o código fonte em unidades e testá-las. Sua ideia central consiste em: se todas as unidades do sistema funcionarem como o esperado, logo o sistema como um todo funciona plenamente.

Geralmente, é essa a primeira abordagem em matéria de confecção de testes mais robustos e confiáveis que podemos adotar. A técnica consiste em testar as menores unidades possíveis de código da aplicação em cenários isoladamente em um projeto separado da aplicação principal, o que permite a manutenção e a escalabilidade dos testes paralelamente a aplicação.

Destaques do projeto

  • Teste em PHP, Python, Javascript, Java e C# (.Net)
  • Exemplos práticos
  • Métodos de teste de diversas APIs

Por que teste unitário é importante?

Todo mundo testa, a diferença está na qualidade dos testes que são feitos. Muitos programadores, principalmente iniciantes, possuem o hábito de realizar seus testes junto do código fonte da aplicação seja fazendo breakpoints, imprimindo dados na tela ou simplesmente verificando a execução da aplicação. Essas formas de testar possuem uma série de problemas: não possuem uma boa cobertura do código sendo testado, pois os testes são perdidos conforme o código é posto em produção e são inseguros de uma forma geral conforme o software escala para um projeto de porte maior.

Glossário

Unidade

A unidade de trabalho pode ser definida como todo o processo executado quando um método de uma classe é chamado que termina em um resultado que pode ser comparado com um resultado esperado, esse resultado pode ser um valor de retorno, alteração num estado da classe ou a execução de outros métodos em uma ou mais dependências.

É o menor trecho de código testável da aplicação, alvo das implementações do teste unitário. A unidade é a parte mais importante do teste. A definição de unidade varia de acordo com o paradigma de programação sendo usado, podendo ser um método, uma função ou até mesmo um script de ações sendo executadas sequencialmente.

Classe de teste

É a classe onde os testes são escritos. Quando no contexto da arquitetura xUnit costuma herdar de TestCase. Classes de testes são criadas de forma que correspondem a classes de produção.

Assert

Assert vem do inglês assegurar e no contexto de teste unitário condiz ao ato de realizar o teste comparando o resultado ou comportamento do código sendo testado com o resultado ou comportamento desejado.

Dublê de teste

É um objeto usado para simular uma dependência do código sendo testado. O dublê é criado com o propósito de imitar um comportamento sem causar efeitos colaterais o que auxilia no isolamento dos testes sendo feitos.

Ambiente/Fixture

É o conjunto de configurações e/ou implementações que é compartilhado por vários testes de mesma classe. Geralmente ambientes são montados através de um método setUp e fechados por um método tearDown presente na ferramenta de teste unitário.

Suíte de testes

É o diretório ou caminho onde um determinado agrupamento de classes de teste se localizam. Geralmente usadas na proporção de uma suíte por aplicação, podendo haver diversas em grandes projetos.

Teste unitário é o mesmo que teste automatizado?

Teste unitário é uma forma de automatização de testes, porém não é a única. O teste unitário é o primeiro dos quatro níveis de teste de software (Teste Unitário, Teste de Integração, Teste de Sistema e Teste de Aceitação) servindo como base para a implementação dos demais métodos.

Veja esse ebook
Crie sua conta grátis e baixe o e-book
Dê um upgrade no início da sua jornada.

Perguntas frequentes

Quem somos?
A DevMedia é uma escola de formação de programadores com mais de 20 anos de mercado. Já formamos mais de 100 mil programadores. A DevMedia ensina programação web, (desenvolvimento de site e aplicativos para celulares). A programação web é a área que mais contrata programadores em todo o mundo, sendo a maior porta de entrada para a área da tecnologia.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
Nunca o mundo necessitou tanto de programadores como atualmente. Com a quarentena estabelecida pela Covid-19, lojas, restaurantes, escritórios e escolas, que tiveram suas atividades paralisadas, perceberam a urgente necessidade de adaptar seus negócios para o mundo digital. Em contrapartida as empresas de tecnologias, durante esse período, cresceram como nunca tanto em faturamento quanto em número de usuários. Com isso a necessidade de programadores cresceu muito. Empresas de grande e pequeno porte estão com vagas abertas e não conseguem contratar por falta de profissionais qualificados. No momento estima-se que o número de oportunidades no Brasil seja acima de 200 mil!
Como faço para começar a estudar?
Programação é um universo amplo, existem muitos caminhos e por isso é muito fácil se perder. Nosso conselho é: NÃO ESTUDE SOZINHO. Infelizmente 78% das pessoas que começam a estudar sozinhas desistem da profissão por não conseguirem aprender. Com uma boa orientação elas teriam conseguido! Se você tomou a decisão de entrar nesse mercado, faça um investimento no seu futuro e busque aprender com quem sabe. Isso vai triplicar suas chances de dominar a programação e conquistar uma vaga no mercado.
Em quanto tempo de estudo vou me tornar um programador?
O tempo depende, claro, da dedicação de cada estudante. A DevMedia ensina programação há 20 anos e com toda essa experiência montamos uma metodologia que tem como objetivo principal acelerar os seus estudos. Você terá um Plano de Estudo para te orientar em todos os passos do aprendizado. Desenvolverá diversos projetos reais para colocar em prática os conhecimentos e contará com o melhor suporte ao aluno da web. Todas as suas dúvidas serão respondidas de imediato. Seguindo nossa metodologia e se dedicando, entre 6 meses e um ano você já estará programando.
Sim, você pode se tornar um programador e não precisa ter diploma de curso superior!
Ser programador é uma das maiores oportunidades que o Brasil oferece para quem não tem condições de fazer uma faculdade. Muitas empresas contratam sem fazer questão de diploma, o que importa para elas é que o candidato seja um bom técnico e consiga atender suas necessidades. Os salários iniciais para programadores são de R$2.500 mil, podendo chegar aos R$15 mil para aqueles que se dedicam. Com disciplina e um estudo correto, que não te faça perder tempo, é possível se tornar um programador em menos de um ano de estudo. Quando você já estiver empregado, aí sim você pode se aprimorar ainda mais fazendo uma faculdade na área.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Nossas trilhas de estudo te permitem virar um programador Full Stack, que é aquele programador mais completo, ele domina o desenvolvimento Front-end, Back-end e Mobile. Você ficará apto para criar sistemas para computadores e aplicativos para celulares. Utilizamos como base a linguagem JavaScript que é a linguagem mais utilizada no mundo. Outra vantagem do JavaScript é a quantidade de oportunidades no mercado de trabalho. É sem dúvida a linguagem que mais possui vagas e a que mais dá oportunidade para os iniciantes.
Principais diferenciais da DevMedia
Suporte ao aluno - O aluno conta com a ajuda de professores para tirar dúvidas durante toda a jornada de ensino. As perguntas são respondidas em menos de uma hora por professores experientes e atuantes no mercado. Gamificação - A plataforma de ensino é divertida e motivante. É como se o aluno estivesse dentro de um game. Ele terá seu card pessoal, que poderá ser customizado utilizando as moedas que ele ganha quando acerta os exercícios. Ele poderá também trocar suas moedas por outros produtos dentro da plataforma. Além disso, seus acertos contam pontos no ranking mensal dos alunos. Tudo isso deixa os estudos mais leves e motivantes. Didática - A DevMedia já ensina programação há mais de 20 anos. Desenvolvemos ao longo desse tempo uma metodologia que ensina a programar de verdade, com menos aulas e mais prática, são dezenas de projetos e exercícios que desenvolvem a mente programadora no aluno. Projetos reais - Durante os estudos os alunos irão desenvolver dezenas de projetos em cada uma das carreira (front-end, back-end e mobile). Mas o principal é que os projetos da DevMedia não são “copia e cola” como se encontra por aí. Aqui o aluno vai desenvolver os projetos de forma autônoma, recebendo claro a nossa mentoria e suporte, mas o aluno terá condições para desenvolvê-los sozinho. Milhares de exercícios - Programação é prática, por isso a cada nova matéria o aluno passará por um bloco de exercícios para fixar o conteúdo e cada acerto será bonificado com pontos e moedas e valem uma posição no ranking dos alunos.
Qual o investimento financeiro que preciso fazer para me tornar um programador?
Na internet é possível encontrar cursos de todos os preços, desde 50,00 a R$15.000,00. Os cursos de 50,00 são cursos avulsos, que explicam apenas pedaços de uma determinada matéria. Para criar um conhecimento completo você precisaria comprar no mínimo de 15 a 20 cursos avulsos e correria o risco deles não se complementarem tão perfeitamente e seu conhecimento ficaria cheio de "buracos". Os cursos de R$15.000,00 não fazem nenhum sentido. Deixe para investir em cursos caros quando quiser se especializar. Por esse preço você pode inclusive estudar fora do pais. Na DevMedia, você terá um plano de estudo montado por quem já formou mais de 100 mil alunos, e já está nesse mercado há mais de 20 anos. Somos a única plataforma que oferece Suporte ao Aluno em tempo real e uma experiência de estudos gamificada para te manter motivado durante todo o período de estudo. E o melhor, nosso pagamento é recorrente, você não precisa usar o limite do seu cartão de crédito para investir no seu futuro. Aproveite para se matricular agora mesmo.
Como funciona a forma de pagamento da DevMedia?
Para que você possa investir nos seus estudos sem complicar sua vida financeira, a DevMedia cobra o valor da assinatura de forma recorrente, Igual o Netflix. Todos os meses debitamos o valor da parcela em seu cartão de crédito, sem comprometer o limite total do cartão. :) As primeiras 3 parcelas custam R$89,90 e a partir do 4o mês sua parcela diminui para R$49,90! Assim ela pesa cada vez manos no seu bolso! Nesse modelo, a gente te ajuda a pagar seus estudos, mas você precisa ajudar a gente a pagar nossos custos. Por isso a assinatura recorrente tem uma fidelidade de um ano. Essa fidelidade também vai te ajudar a se manter comprometido com os seus estudos. Temos um trato?

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar