Guia de Linguagem

Gestão de Projeto


Neste guia você encontrará o conteúdo que precisa para saber como gerenciar projetos de software. Confira abaixo a sequência de posts que te guiarão do básico ao avançado em Gestão de Projetos.

Primeiros passos

A Gestão de Projetos é a área que estuda diferentes conceitos, técnicas, mecanismos e habilidades para que a construção de um projeto aconteça da maneira mais simples e controlada possível e que, ao final, este atenda ao objetivo para o qual foi planejado. Enfim, é a área que estuda meios de garantir o sucesso do projeto a ser desenvolvido.

Para ter o primeiro contato com esse conceito e conhecer de forma mais aprofundada desse amplo universo, confira o curso abaixo:

Em seguida, sugerimos a leitura dos artigos a seguir, que lhe permitirão avançar seus estudos na área:

Gestão de Escopo

Na Gestão de Projetos, um dos passos mais básicos e fundamentais para o sucesso do projeto é a Gestão de Escopo. O gerenciamento do escopo do projeto tem como objetivo delinear a proposta do projeto de forma que fique claro o que ele deve ou não fazer.

Imagine o quão desestimulante pode ser entregar um projeto com as melhores tecnologias, com um ótimo índice de cobertura de testes, mas que não atende a alguns dos requisitos solicitados pelo cliente?

Para se aprofundar neste assunto, confira os posts:

Gestão de Integração

Como você já pode ter notado, a construção de um projeto de software não é um processo linear. Assim, para que tudo ocorra conforme o planejado e de forma estruturada, é preciso que exista uma integração entre as atividades desempenhadas.

Da escrita do termo de abertura do projeto até o encerramento do projeto, muitas são as tarefas a serem realizadas. Para aprender sobre como integrar todo o processo, acesse os posts:

Gestão do Tempo

Esta é uma das tarefas mais críticas quando lidamos com projetos de software. Quantas vezes você já não ouviu falar que o projeto está atrasado? Obviamente, equívocos cometidos em outras etapas podem influenciar negativamente na gestão do tempo, mas, ter uma base de conhecimento sólido nessa tarefa certamente irá ajudar a contornar ou, pelo menos, amenizar ambientes “pesados” devido à falta de tempo para o planejamento e implementação do software.

Lembre-se que o tempo influencia diretamente nos custos de um projeto. Prazos muitos longos podem inviabilizar o projeto por parte do cliente. Prazos muito curtos podem inviabilizar o projeto por parte da equipe. Portanto, não deixe se aprofundar nesse assunto para saber encontrar o melhor cenário em cada solução a ser desenvolvida.

Gestão de Custos

Tão importante quanto as etapas anteriores, a Gestão de Custos envolve diretamente o cliente e a empresa em que trabalhamos. Você já parou para pensar em como é definido o valor de um software? O que considerar no momento de calcular os custos envolvidos? Como gerenciá-los?

Para ter o primeiro contato com essa área, acesse:

Gestão de Qualidade

O gerenciamento de qualidade do software é um marco tão importante que, em muitos projetos, chega a ter uma equipe direcionada apenas para ele. Não é raro, por exemplo, encontrar equipes voltadas apenas para a execução de testes ou, pelo menos, que direcione boa parte das suas horas de trabalho apenas para verificar e validar o software.

A qualidade, no entanto, não se limita a testes. Que tal, então, se aprofundar neste importante assunto? Um software de qualidade é um diferencial para perder ou iniciar a construção de novos projetos.

Gestão de Riscos

Em qualquer área a necessidade de gerir os recursos humanos está presente. Na construção de projetos de software não seria diferente. Em uma área em que é comum a rotatividade de profissionais, pelos mais diversos motivos, manter as pessoas envolvidas estimuladas é um passo de grande relevância para o sucesso de qualquer projeto.

Tomar boas decisões na gestão de pessoas pode assegurar uma melhora na produtividade e qualidade do projeto. Aprenda sobre esse assunto nos posts:

Conteúdo extra

Para concluir este guia, reunimos mais alguns posts nesta seção que lhe ajudarão a compreender mais conceitos relacionados à Gestão de Projetos, assim como ter uma visão mais detalhista, com base em estudos aplicado, de como manter um projeto gerenciado ao longo de todo o seu ciclo de vida.

Mais sobre Engenharia de Software

Além dos vídeos e artigos contidos nesse guia, a DevMedia publica com frequência novos conteúdos sobre engenharia de software, os quais você encontra nos Guias de Consulta abaixo:

Você também pode listar todo o conteúdo de Engenharia de Software clicando aqui.

Ficou com alguma dúvida?