Por que eu devo ler este artigo:Neste artigo serão descritos os cinco passos mais importantes para que o gerente de projeto execute um bom trabalho. É fundamental ressaltar que esses cinco passos não são os únicos fatores que ajudam na execução de um projeto com sucesso, mas são os pontos onde mais existem problemas de gerenciamento no dia a dia dos projetos e que têm muita influência na realização de um bom trabalho. Este artigo é direcionado a todos os profissionais envolvidos no gerenciamento de projetos para que eles possam entender como lidar com as armadilhas do dia a dia desse trabalho.

O gerenciamento de projeto é uma tarefa extremamente importante e está longe de ser simples, pois exige do gerente dedicação total e compromisso com o projeto que está sob sua responsabilidade. Gerenciar um projeto é agregar valor à empresa, contribuindo para que esta atinja seus objetivos financeiros e/ou estratégicos.

Um dos fatores que também compõe a lista de itens necessários para se chegar ao sucesso de um projeto é ter o apoio da alta organização. É preciso mostrar à presidência e à diretoria qual objetivo que se deseja atingir e o valor que a empresa agregará com o projeto para que este receba todo o apoio necessário e entre na lista de prioridades da organização. Desenvolver o projeto em ondas é uma forma de se mostrar à alta gestão o valor que a empresa está recebendo a cada entrega. Entregar todo o projeto em uma data final não tem se mostrado uma boa estratégia, pois o tempo de espera para se ver algum resultado é muito grande. Fazer entregas parciais durante o desenvolvimento do projeto faz com que os envolvidos percebam sua importância e seu valor em um curto espaço de tempo.

Qual a razão de desenvolver um projeto se não for para se ter sucesso? E quem é o maior (e porque não único) responsável por esse sucesso? Segundo o PMBOK, a culpa de tudo (de bom ou ruim) que ocorre em um projeto é do gerente de projeto, ou seja, esse profissional é o responsável pelo sucesso ou fracasso do projeto que está gerenciando. Um bom gerenciamento de projeto, além de facilitar o trabalho de toda a equipe (inclusive do próprio gerente do projeto), ajuda na tomada de decisões, pois as informações estarão disponíveis com mais clareza para todos e a equipe inteira estará envolvida e empenhada na resolução dos possíveis problemas.

Para auxiliar os gerentes de pro ...

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