Por que eu devo ler este artigo:Gerenciar projetos de desenvolvimento de software não é uma tarefa simples, pois o uso de guias como o PMBOK leva muitas empresas a adotarem métodos muito rígidos e
trabalhosos enquanto o mercado busca por agilidade. Por outro lado, os métodos ágeis como o Scrum resolvem a questão da agilidade e entrega de valor agregado e tornam mais
clara a visibilidade e previsibilidade da entrega do produto do projeto, porém com certas perdas não tratadas por metodologias ágeis como controle de custo, riscos,
contratações, aquisições, entre outros. Desta forma, o melhor caminho é a união dos pontos fortes de cada uma, respeitando aquilo que é de mais valioso em um projeto – a
entrega do escopo. Este artigo é útil por mostrar como é possível trabalhar com abordagens ágeis e tradicionais em conjunto no gerenciamento de projetos. Essa abordagem híbrida
traz benefícios e permite aos gestores definir um modelo de gestão ágil, documentalmente estruturado, eficiente, eficaz e bem aceito em modelos de maturidade como o MPS.BR e o
CMMI.
O gerenciamento de projetos envolve um conjunto de atividades não triviais que possuem variações ágeis e nem tão ágeis assim. Dois arcabouços que se destacam para apoiar as
atividades do gerenciamento são PMBOK e Scrum. Neste artigo não abordaremos como estes são diferentes, nem mesmo as diferenças entre eles. O foco será na união dos pontos
fortes e como os processos podem coexistir tranquilamente e de uma maneira enxuta.
Este artigo é resultado de experiências anteriores em empresas de software as quais necessitavam ter controles mais tradicionais, até mesmo de forma a controlar os trabalhos e
esforços despendidos, bem como ciclos rápidos de desenvolvimento gerando entregas de valor ao cliente utilizando-se o método Scrum. Durante a execução de todos os seus
processos são geradas diversas informações relevantes aos clientes e partes interessadas através da aplicação de conceitos e artefatos tradicionais construídos tendo como base
o PMBOK.
Um projeto antes de ser iniciado dentro da empresa, foi orçado e precificado, ou seja, houve uma análise prévia da equipe sobre o escopo onde foram estimados os esforços e,
principalmente, estabelecidas as prioridades por entregável considerando-se o valor agregado a cada uma das entregas. Isso significa já existir um Product Backlog (lista de
itens do produto) orçada e priorizada. As etapas seguintes, conforme estabelecido no Guia PMBOK como iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e, o
encerramento ocorrerão levando em conta este artefato – Product Backlog o qual foi extraído do contrato firmado entre as partes.
Sendo assim, o presente artigo descreverá os papéis, ferramentas utilizadas e artefatos gerados, processos e iterações durante todo o período de desenvolvimento do software
contratado. Parte-se do pressuposto do conhecimento prévio da existência e do funcionamento básico do Guia PMBOK e da metodologia Scrum.
É necessário também contextualizar o projeto, cujo escopo está determinado no product backlog o qual contém diversas estórias. Não é relevante a ordenação das estórias as quais
compõem o product backlog, mas sim, a prioridade ou o valor agregado gerado a cada estória produzida. Outra informação relevante é o esforço planejado para o desenvolvimento de
cada estória. Sendo assim, o projeto contém várias estórias que serão agrupadas e produzidas em cada Sprint (a cada duas ou quatro semanas). Por exemplo: o projeto possui 10
estórias que foram priorizadas e organizadas em três Sprints. A primeira Sprint entregará cinco estórias, a segunda Sprint entregará três estórias e a terceira Sprint entregará
dois estórias. A grosso modo, entendemos que o projeto terá duração de 12 semanas, considerando que cada Sprint possuirá quatro semanas de duração. Então, o plano do projeto
constará exatamente esta informação.
Papéis e responsabilidades – Definindo quem faz o que
Todo e qualquer projeto de desenvolvimento de software depende, em sua maioria, de pessoas. Estabelecer os papéis e responsabilidades de cada um, em qualquer metodologia, é a
principal atividade. Em um modelo híbrido de gestão existirão os papéis complementares e exclusivos para que não haja sobreposição de funções, otimizando e especializando
determinadas atividades. Os papéis e suas responsabilidades estão descritos na Tabela 1.
Tabela 1. Papéis e Responsabilidades.
Papel
Sigla
Descrição e Responsabilidade
Gerente de Projetos
GP
É a pessoa de contato e responsável geral pelo projeto, ou seja, aquele que garantirá o bom andamento do projeto tanto pela ótica do cliente como internamente,
acompanhando e controlando o andamento do projeto, auxiliando nas dificuldades, monitorando e corrigindo possíveis desvios, mantendo as comunicações entre as
partes, controlando os riscos, escopo, custo, prazo, entre outros.
Product Owner
PO
Gerenciar o Product Backlog garantindo que o que será produzido pela equipe está de acordo com as expectativas do cliente. Em outras palavras, o PO é o detentor das
regras de negócio de cada item do product backlog, o representante dos desejos do cliente no que se refere ao produto a ser produzido e entregue. O PO também é
responsável por manter a visibilidade a todos do product backlog.
Scrum Master
SM
Disseminador da adoção da metodologia Scrum junto à equipe, auxiliando na organização dos membros da equipe, permitindo que evoluam em sua auto-organização e
aumentem sua produtividade. Também é o responsável por remover quaisquer impedimentos os quais interrompam ou possam vir a interromper o bom andamento do
desenvolvimento das atividades durante a Sprint.
Equipe
EQ
Equipe são as pessoas que trabalham no projeto e na Sprint. Na metodologia Scrum utiliza-se o termo auto organizada e multidisciplinar. Isso não quer dizer que
todos os membros da equipe fazem todas as atividades, pois isso não seria nada produtivo. Ao dizer auto organizada e multidisciplinar deve-se entender:
Auto organizada: todos os membros da equipe sabem o que precisa ser feito e quem deverá fazer o que e no momento adequado, afim de garantir a entrega
do objetivo;
Multidisciplinar: Não restringe o papel principal de cada membro da equipe. Por exemplo: um arquiteto de software poderá ser o administrador do banco
de dados; um Desenvolvedor poderá fazer uma documentação necessária; um analista de testes também pode ser o analista de requisitos, etc.
O principal ponto a ser observado é a equipe ser composta por membros experientes e suficientes para a construção do software conforme o estabelecido.
O tamanho da equipe também poderá variar conforme a necessidade, porém é fortemente recomendado que os membros da equipe possuam forte conhecimento da
metodologia Scrum para viabilizar o trabalho em conjunto com os demais. Em outras palavras, caso seja preciso aumentar a equipe, os novos integrantes devem
possuir os conhecimentos da metodologia e da dinâmica de trabalho, bem como estarem confortáveis com os valores e a cultura da organização, caso contrário, a
performance poderá não ser a esperada.
A DevMedia é uma escola de formação de programadores com mais de 20 anos de mercado. Já formamos mais de 100 mil programadores. A DevMedia ensina programação web, (desenvolvimento de site e aplicativos para celulares). A programação web é a área que mais contrata programadores em todo o mundo, sendo a maior porta de entrada para a área da tecnologia.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
Nunca o mundo necessitou tanto de programadores como atualmente. Com a quarentena estabelecida pela Covid-19, lojas, restaurantes, escritórios e escolas, que tiveram suas atividades paralisadas, perceberam a urgente necessidade de adaptar seus negócios para o mundo digital.Em contrapartida as empresas de tecnologias, durante esse período, cresceram como nunca tanto em faturamento quanto em número de usuários.Com isso a necessidade de programadores cresceu muito. Empresas de grande e pequeno porte estão com vagas abertas e não conseguem contratar por falta de profissionais qualificados. No momento estima-se que o número de oportunidades no Brasil seja acima de 200 mil!
Como faço para começar a estudar?
Programação é um universo amplo, existem muitos caminhos e por isso é muito fácil se perder. Nosso conselho é: NÃO ESTUDE SOZINHO. Infelizmente 78% das pessoas que começam a estudar sozinhas desistem da profissão por não conseguirem aprender. Com uma boa orientação elas teriam conseguido!Se você tomou a decisão de entrar nesse mercado, faça um investimento no seu futuro e busque aprender com quem sabe. Isso vai triplicar suas chances de dominar a programação e conquistar uma vaga no mercado.
Em quanto tempo de estudo vou me tornar um programador?
O tempo depende, claro, da dedicação de cada estudante. A DevMedia ensina programação há 20 anos e com toda essa experiência montamos uma metodologia que tem como objetivo principal acelerar os seus estudos.Você terá um Plano de Estudo para te orientar em todos os passos do aprendizado. Desenvolverá diversos projetos reais para colocar em prática os conhecimentos e contará com o melhor suporte ao aluno da web. Todas as suas dúvidas serão respondidas de imediato.Seguindo nossa metodologia e se dedicando, entre 6 meses e um ano você já estará programando.
Sim, você pode se tornar um programador e não precisa ter diploma de curso superior!
Ser programador é uma das maiores oportunidades que o Brasil oferece para quem não tem condições de fazer uma faculdade. Muitas empresas contratam sem fazer questão de diploma, o que importa para elas é que o candidato seja um bom técnico e consiga atender suas necessidades.Os salários iniciais para programadores são de R$2.500 mil, podendo chegar aos R$15 mil para aqueles que se dedicam.Com disciplina e um estudo correto, que não te faça perder tempo, é possível se tornar um programador em menos de um ano de estudo.Quando você já estiver empregado, aí sim você pode se aprimorar ainda mais fazendo uma faculdade na área.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Nossas trilhas de estudo te permitem virar um programador Full Stack, que é aquele programador mais completo, ele domina o desenvolvimento Front-end, Back-end e Mobile.Você ficará apto para criar sistemas para computadores e aplicativos para celulares. Utilizamos como base a linguagem JavaScript que é a linguagem mais utilizada no mundo. Outra vantagem do JavaScript é a quantidade de oportunidades no mercado de trabalho. É sem dúvida a linguagem que mais possui vagas e a que mais dá oportunidade para os iniciantes.
Principais diferenciais da DevMedia
Suporte ao aluno - O aluno conta com a ajuda de professores para tirar dúvidas durante toda a jornada de ensino. As perguntas são respondidas em menos de uma hora por professores experientes e atuantes no mercado.Gamificação - A plataforma de ensino é divertida e motivante. É como se o aluno estivesse dentro de um game. Ele terá seu card pessoal, que poderá ser customizado utilizando as moedas que ele ganha quando acerta os exercícios. Ele poderá também trocar suas moedas por outros produtos dentro da plataforma. Além disso, seus acertos contam pontos no ranking mensal dos alunos. Tudo isso deixa os estudos mais leves e motivantes.Didática - A DevMedia já ensina programação há mais de 20 anos. Desenvolvemos ao longo desse tempo uma metodologia que ensina a programar de verdade, com menos aulas e mais prática, são dezenas de projetos e exercícios que desenvolvem a mente programadora no aluno.Projetos reais - Durante os estudos os alunos irão desenvolver dezenas de projetos em cada uma das carreira (front-end, back-end e mobile). Mas o principal é que os projetos da DevMedia não são “copia e cola” como se encontra por aí. Aqui o aluno vai desenvolver os projetos de forma autônoma, recebendo claro a nossa mentoria e suporte, mas o aluno terá condições para desenvolvê-los sozinho.Milhares de exercícios - Programação é prática, por isso a cada nova matéria o aluno passará por um bloco de exercícios para fixar o conteúdo e cada acerto será bonificado com pontos e moedas e valem uma posição no ranking dos alunos.
Qual o investimento financeiro que preciso fazer para me tornar um programador?
Na internet é possível encontrar cursos de todos os preços, desde 50,00 a R$15.000,00.Os cursos de 50,00 são cursos avulsos, que explicam apenas pedaços de uma determinada matéria. Para criar um conhecimento completo você precisaria comprar no mínimo de 15 a 20 cursos avulsos e correria o risco deles não se complementarem tão perfeitamente e seu conhecimento ficaria cheio de "buracos".Os cursos de R$15.000,00 não fazem nenhum sentido. Deixe para investir em cursos caros quando quiser se especializar. Por esse preço você pode inclusive estudar fora do pais. Na DevMedia, você terá um plano de estudo montado por quem já formou mais de 100 mil alunos, e já está nesse mercado há mais de 20 anos. Somos a única plataforma que oferece Suporte ao Aluno em tempo real e uma experiência de estudos gamificada para te manter motivado durante todo o período de estudo. E o melhor, nosso pagamento é recorrente, você não precisa usar o limite do seu cartão de crédito para investir no seu futuro. Aproveite para se matricular agora mesmo.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.