Por que eu devo ler este artigo:Neste artigo daremos continuidade aos tipos de dados na linguagem Python. Aqui veremos como o tipo String é usado no Python, suas características e funções.

O tipo String é usado principalmente para gravar informações de texto, como o nome de uma pessoa ou uma marca de roupas, por exemplo. Nele temos uma sequência de caracteres que formam uma string. O Python permite formar strings com um par de aspas simples ou duplas. O exemplo do Código 1 mostra a criação e a exibição de variáveis desse tipo.

De acordo com a documentação oficial, não existe o tipo char no Python, que é caracterizado por apenas um caractere. Caso haja uma variável com apenas um caractere, o tipo dela será string.
  nome_1 = "Ricardo Alves"
  nome_2 = 'Joana Melo'
   
  print(type(nome_1)) # type 'str' 
  print(type(nome_2)) # type 'str'
 
Código 1. Criação e exibição de strings

As linhas 1 e 2 declaram variáveis do tipo String. Na primeira linha são usadas aspas duplas, e na segunda, aspas simples. A impressão dos tipos das variáveis feitas nas linhas 4 e 5 vão exibir str, que corresponde ao tipo String.

As strings são sequências de caracteres, de forma que podemos acessar um caractere em uma dada posição utilizando um índice. No exemplo a seguir, caso se queira obter o caractere na primeira posição da string nome, basta acessar o índice 0 da variável. O acesso e a impressão do valor seriam feitos como no Código 2.

  nome = 'Daniel'
  print(nome[0]) # D
 
Código 2. Acesso e impressão de strings

A variável nome com o conteúdo Daniel foi acessada no índice 0, que é por onde começa a cadeia de caracteres. O resultado será o caractere D.

C ...

Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo