Você ainda não é assinante?

Normalmente os projetos de software, principalmente web, são divididos em partes como front-end (client side) e back-end (server side). Enquanto há desenvolvedores que se especializam e atuam em apenas uma das pontas, existem também aqueles que são responsáveis por "tudo". Ou seja, tanto programam o back-end usando uma linguagem como C#, Java ou PHP (além do banco de dados), quanto constroem e mantêm o front-end com HTML, CSS, JavaScript (além dos frameworks). A esse profissional que atua nas duas "frentes" é dado o nome de fullstack.

Você é um programador fullstack?

O que é stack O programador fullstack A stack pode ser maior

No contexto do desenvolvimento de software, stack é o conjunto de tecnologias que usamos para criar nossas aplicações. Nessa stack estão as linguagens de programação (server side e client side), frameworks e bancos de dados.

Dependendo do tipo de aplicação, ela pode conter diferentes partes que requerem o uso de diferentes tecnologias. Por exemplo, em aplicações web temos o front-end, que normalmente é construído com HTML, CSS e JavaScript, e o back-end, no qual usamos linguagens como Java, PHP e C#. Além disso, no back-end normalmente existe um banco de dados, como MySQL, SQL Server, etc.


Aprenda React Native do Hello World ao CRUD


Tomando como exemplo o desenvolvimento de uma aplicação web em .NET, podemos usar uma stack composta por HTML+CSS+JavaScript no front-end e C# no back-end com SQL Server como banco de dados. Detalhando um pouco mais essa stack, podemos incluir o Angular e Bootstrap no front-end, além do ASP.NET MVC e Entity Framework no back-end.

MEAN Stack

Você provavelmente já ouviu falar em MEAN, acrônimo de MongoDB + Express + Angular + Node.js. Trata-se de uma stack totalmente baseada em JavaScript: o front-end fica por conta do Angular; o back-end com o Node.js e o Express (framework para aplicações web); e o banco de dados é o MongoDB. Quer saber mais? Confira o Guia de Consulta de MEAN.

Sugestão de conteúdo

Se você quer se tornar um programador completo, confira os Guias de Carreira, que vão lhe orientar sobre quais cursos fazer para atingir seu objetivo: