Você ainda não é assinante?

Pensando em linguagens como ferramentas

Atualmente é normal ouvirmos falar sobre linguagens multiparadigma, multiplataforma, mas apesar de toda essa multiplicidade, toda linguagem de programação procura facilitar a produção de aplicações.

Linguagem de programação é ferramenta Linguagem PHP Linguagem Java Outras Linguagens Qual Linguagem usar Segunda Linguagem

Ferramentas para novas necessidades

Será que vale a pena aprender ASP, Cobol, Fortran...? Existem oportunidades a se considerar, principalmente em sistemas legados. Entretanto, linguagens de programação modernas estão sintonizadas com os desafios enfrentadas por programadores atualmente.

linguagens antigas

Em um mercado cada vez mais competitivo é natural que para que um negócio permaneça relevante novos serviços tenham que ser oferecidos ao cliente e que, paralelamente, os serviços atuais sejam melhorados. Essa pode parecer ser uma necessidade que sempre esteve presente, mas devido ao avanço tecnológico o tempo é cada vez menor em contraste com a complexidade dos requisitos a serem implementados.

Sem as muitas APIs, bibliotecas e frameworks que vem sendo produzidos ao longo dos anos seria praticamente impossível cumprir prazos. Além disso, grande parte desse acervo de código tem como alvo linguagens relativamente novas, como C#, Java, Python, Delphi, além de outras. Sendo assim, ao escolher uma dessas como a sua primeira ou segunda linguagem você não precisará partir do zero ao codificar uma nova funcionalidade ou aplicação.