Artigo Engenharia de Software 11 - Introdução a Testes de Software

Artigo da Revista Engenharia de Software edição 11.

Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 11 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Validação, Verificação & Teste

Introdução a Testes de Software

 

 

De que se trata o artigo:

Neste artigo é abordado o assunto testes de software sem o relacionar diretamente com o processo de testes ou ferramentas de testes. Daremos ênfase ao que o testador faz no seu dia-a-dia, que dificuldades ele pode encontrar e de que maneira ele pode vencer essas dificuldades. Além disso, mostraremos como o desenvolvimento de habilidades como comunicação, pensamento crítico, pro atividade e criatividade pode ajudar o testador a desempenhar melhor suas atividades.

 

Para que serve:

Testes de software são atividades que contribuem com a qualidade do software a ser testado. Um bom planejamento dessas atividades pode significar economia para um projeto, visto que a identificação de defeitos no inicio do ciclo de desenvolvimento do produto pode reduzir os custos da sua correção, além de sua confiabilidade.

 

Em que situação o tema é útil:

Além do conhecimento técnico necessário para a realização das atividades de testes de software, o testador pode buscar o desenvolvimento de habilidades pessoais para desempenhar melhor seu trabalho. Buscar aprimoramento além das dimensões técnicas ajuda a tornar um engenheiro de testes um profissional diferenciado na área, e faz com que algumas dificuldades que podem surgir no seu dia-a-dia sejam superadas com maior facilidade.

 

 

 

A qualidade de um software pode estar fortemente relacionada à existência de defeitos inseridos durante o desenvolvimento ou manutenção de um produto. Uma das maneiras de identificar os defeitos de uma aplicação de forma que eles possam ser corrigidos é através das atividades de teste de software. Devido à sua importância e complexidade, teste de software pode ser responsável por uma parcela considerável dos custos de um projeto, por isso, este assunto merece atenção por parte das organizações que desejam sucesso com a condução das atividades do processo de testes.

O que é Teste de Software

Falar de testes de software é muito mais do que falar de execução de testes. Testar um software e relatar impressões e não conformidades é fornecer um diagnóstico do estado da aplicação, e é muito importante que este diagnóstico seja o mais completo e preciso possível, porque provavelmente ele vai servir de base para tomadas de decisões em relação ao projeto que está sendo analisado. " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados