Artigo Engenharia de Software 17 - ITIL - Information Technology Infrastructure Library

Este artigo é complementar ao artigo “Governança de Tecnologia de Informação: Uma Visão Integrada à Engenharia de Software”, publicado na 15ª Edição da Engenharia de Software Magazine e apresenta os principais aspectos relacionados à ITIL.

Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 17 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Engenharia de Software

ITIL - Information Technology Infrastructure Library

Aprendendo um pouco mais sobre Governança de Tecnologia de Informação

 

De que trata este artigo:

Este artigo é complementar ao artigo “Governança de Tecnologia de Informação: Uma Visão Integrada à Engenharia de Software”, publicado na 15ª Edição da Engenharia de Software Magazine e apresenta os principais aspectos relacionados à ITIL (Information Technology Infrastructure Library).

 

Para que serve:

Fornecer conhecimento essencial sobre Gestão de Serviços de TI e sobre a ITIL para organizações, pesquisadores, estudantes e profissionais de software.

 

Em que situação o tema é útil:

Organizações que realizam ou desejam realizar Governança de TI, especialmente na Gestão de Serviços de TI. Pesquisadores, estudantes e profissionais de TI que buscam entendimento sobre o tema.

 

 

No artigo “Governança de Tecnologia de Informação: Uma Visão Integrada à Engenharia de Software”, publicado na 15ª edição da Engenharia de Software Magazine, foram apresentados os conceitos da Governança de TI e discutiu-se sobre a importância da Tecnologia da Informação estar alinhada aos negócios para apoiar as organizações no alcance de seus objetivos estratégicos.

Dando continuidade ao tema Governança de TI, este artigo trata a Gestão de Serviços de TI, destacando como a ITIL (Information Technology Infrastructure Library) pode auxiliar os evolvidos em projetos, manutenção, suporte e operação dos serviços da Tecnologia da Informação.

O termo Tecnologia da Informação é bastante amplo e, para este artigo, deve ser entendido como os recursos tecnológicos e computacionais para armazenamento, gerência e uso de dados para a obtenção de informação e conhecimento. Sendo assim, consideram-se como componentes da Tecnologia de Informação: hardware (incluindo-se dispositivos e periféricos), software, redes de telecomunicações e mecanismos de armazenamento e gerência de dados.

Do ponto de vista organizacional, tradicionalmente, a Tecnologia da Informação se materializa por meio de uma área funcional. Ou seja, a Tecnologia da Informação é representada como uma ‘caixinha’ no organograma da organização, juntamente com áreas funcionais como Recursos Humanos, Produção, Marketing e Finanças. Essa forma de se estruturar, adotada pela maior parte das organizações, torna possível a percepção de que elas se baseiam em modelos hierárquicos para definir e representar suas estruturas de poder e responsabilidades. " [...] continue lendo...

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