Artigo Engenharia de Software 18 - Fatores humanos

Neste artigo pretende-se focar na variável pessoas, ou seja, nos fatores humanos que geram diretamente influência na qualidade do produto.

Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 18 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Qualidade de Software

Fatores humanos

A influência na Qualidade de Software

 

De que trata o artigo:
Quando se fala em qualidade de software, geralmente tem-se em mente as seguintes variáveis: pessoas, processos e tecnologia. Neste artigo pretende-se focar na variável pessoas, ou seja, nos fatores humanos que geram diretamente influência na qualidade do produto.

Para que serve:
Conhecer como as pessoas podem impactar na qualidade dos produtos de software é um importante fator a ser considerado pelas empresas ao definir seus processos e políticas de desenvolvimento.

Em que situação o tema é útil:
Melhoria de processos para desenvolvimento de software considerando o fator humano.

 

Conceituar a palavra qualidade pode ser uma tarefa subjetiva, pois gera percepções diferentes dependendo do ponto de vista. De uma maneira geral a qualidade pode ser conceituada como adequação a algum padrão pré-estabelecido.  A qualidade de software reúne então a adequação das características explícitas, ou seja, aquelas citadas pelos usuários clientes de software e as características implícitas, ou seja, aquelas que não são citadas e que às vezes são consideradas “obvias” trazendo ainda mais subjetividade no desenvolvimento e manutenção do produto e/ou serviço de software.

As atividades do desenvolvimento do software não são como uma receita de bolo, não há um processo congelado, mestre e único que pode ser seguido por diversas organizações. Apesar de não existir esse processo congelado, há um conjunto de boas práticas vivenciadas por profissionais da área que utilizaram e constataram a efetividade e que podem ser melhoradas e/ou adaptadas continuamente.

Os problemas vividos há tempos atrás como projetos com prazos e custos extrapolados, projetos abortados, elevado número de erros, e dificuldades de manutenção são comuns ainda nos dias atuais em muitas organizações desenvolvedoras de software. Por esses e outros problemas, percebeu-se que o desenvolvimento de software não era uma arte, e que precisava de padrões e regras. Neste contexto destacam-se os modelos de maturidade como CMMI (Capability Maturity Model Integration) e MPS.BR (Melhoria de Processo de Software Brasileiro), que reúnem uma biblioteca de boas práticas dos resultados que podem ser alcançados buscando-se a maturidade organizacional (ler Nota 1).

 

Nota 1. Garantia de Qualidade

A Garantia da Qualidade visa avaliar a aderência das atividades executadas e dos produtos de trabalho gerados a padrões, processos, procedimentos e requisitos estabelecidos e aplicáveis, fornecendo uma visão objetiva e independente, tanto para atividades de processo quanto de produto, em relação a desvios e pontos de melhoria, de forma a assegurar que a qualidade planejada não será comprometida. Além de verificar se o processo está adequado, sendo seguido e trabalhando a favor da organização (evitando retrabalho, melhorando custos e prazos), busca-se identificar desvios o quanto antes e acompanhar a sua resolução até que seja concluído. A garantia da qualidade fornece suporte ao controle da qualidade por meio de evidência e confiança na habilidade do processo empregado em produzir um produto de software que atenda aos requisitos especificados. Ferramentas e técnicas utilizadas pela garantia da qualidade incluem auditorias (de produtos ou processos) e avaliações (appraisals ou assessments)." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados