Artigo Engenharia de Software 21 - Organização Fábrica de Experiência

Neste artigo compreenderemos o modelo de processo de desenvolvimento de software denominado organização fábrica de experiência. A criação deste modelo se deu no laboratório de Engenharia de Software da Universidade de Maryland, EUA.

Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 21 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Engenharia de Software

Organização Fábrica de Experiência

Obtendo vantagens competitivas nas empresas desenvolvedoras de software

 

De que trata o artigo:

Neste artigo compreenderemos o modelo de processo de desenvolvimento de software denominado organização fábrica de experiência. A criação deste modelo se deu no laboratório de Engenharia de Software da Universidade de Maryland, EUA. A característica principal é a presença de uma equipe destinada à finalidade de externalizar o conhecimento dos desenvolvedores.

 

Para que serve:

Visa à obtenção de vantagens competitivas e melhores resultados no desenvolvimento de software – como exemplo na estimativa de custos, qualidade e prazos – por meio da contribuição de experiências de projetos de software anteriores e da gestão da informação e do conhecimento.

 

Em que situação o tema útil:

Este modelo permite que as organizações de desenvolvimento retenham conhecimento dos projetos do passado para melhorar as habilidades no desenvolvimento futuro, não permitindo que o conhecimento se perca ou se dissipe facilmente.

 

 

Compreendemos a gestão do conhecimento como um processo contínuo onde uma organização orienta suas várias ações com base no conhecimento empresarial. Como tarefas típicas temos a geração, valorização, registro, compartilhamento e aplicação do conhecimento para planos e processos variados dentro da empresa. Os resultados positivos da gestão do conhecimento são inegáveis, uma vez que torna este precioso acervo – o conhecimento – num elemento decisivo para a formulação de vantagem competitiva pela empresa em seu cenário competitivo.

Considerar o processo de desenvolvimento de software com o apoio da gestão do conhecimento, ou sob sua ótica, é extremamente oportuno. O processo de desenvolvimento de software é, segundo estudado na engenharia de software, um conjunto coordenado de tarefas organizacionais destinado a disponibilizar software de todas as formas para que uma empresa o utilize segundo seus planos estratégicos. Atividade de intensiva comunicação e que estrutura ideias e procedimentos muitas vezes não formalmente documentados, o processo de desenvolvimento de software oferece uma perspectiva muito interessante se for analisado sob as lentes da gestão do conhecimento. Neste contexto, o trabalho das “fábricas de experiência” oferece possibilidades importantes para a associação que evidenciamos." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados