Artigo Engenharia de Software 24 - Análise Quantitativa de Riscos e suas Técnicas
Este artigo traz o aprofundamento na Gerência de Riscos, detalhando a Análise Quantitativa de Riscos e suas principais técnicas, de acordo com a recomendação do Guia PMBOK, e mostra o resultado de um estudo comparativo destas técnicas.
Planejamento
Análise Quantitativa de Riscos e suas Técnicas
Este artigo traz o aprofundamento na Gerência de Riscos, detalhando a Análise Quantitativa de Riscos e suas principais técnicas, de acordo com a recomendação do Guia PMBOK, e mostra o resultado de um estudo comparativo destas técnicas.
Para que serve:
Analisar as decisões chaves na presença de incertezas; alertar, principalmente, os envolvidos de um projeto sobre riscos importantes antes de suas ocorrências; e, traduzir os riscos em números.
Em que situação o tema é útil:
Auxiliar os envolvidos em um projeto, mais especificamente, o gestor de projetos, no processo de tomada de decisão.
Visão Geral
A Análise Quantitativa de Riscos (AQR) é um campo relativamente novo, o qual tem crescido rapidamente em diversas áreas do conhecimento [Vose 2002]. Uma dessas áreas tem sido o gerenciamento de projetos, cujas diversas abordagens disponíveis consideram a análise de riscos como um dos seus principais processos no contexto da gerência de riscos de um projeto [Matias Júnior 2006].
A discussão sobre a análise quantitativa de riscos presume que etapas anteriores, tais como planejamento e identificação de riscos, tenham sido cumpridas. Desta forma, é melhor conduzi-la após a avaliação dos riscos, incluindo a priorização dos mesmos, e garantir que todos os principais riscos poderão ser considerados.
Segundo David Hulett [Hulett 2004], a análise quantitativa de riscos é sempre recomendada para projetos grandes, complexos ou visíveis, podendo ser adaptada para projetos menores sempre que necessário. Desta forma, ela é tipicamente executada para examinar a viabilidade de custos e de prazo de um projeto, ou seja, analisar as decisões chaves na presença de incertezas.
Neste cenário, a AQR provê respostas a três questões que não podem ser respondidas através de metodologias de gerenciamento de projetos determinísticas, tais como estimativa de custo tradicional ou planejamento de projeto:
·Qual a probabilidade de alcançar o objetivo do projeto, dados todos os riscos conhecidos e quantificados?
·De quanto pode ser o atraso e quão necessária é a contingência para o nível de certeza desejado pela organização?
·Onde está o maior risco, considerando o modelo do projeto e a totalidade de todos os riscos identificados e quantificados?
A análise qualitativa de riscos, uma das principais partes da avaliação de riscos, responde à última pergunta, mas não pode estimar o total de risco do projeto, haja vista que cada risco é examinado por vez [Hullet 2004]. Então, a contribuição da Análise Quantitativa de Riscos é avaliar, simultaneamente, todos os riscos do projeto em relação ao seu custo total, ou a sua data final, bem como aos seus principais marcos.
A AQR tem como objetivo global alertar ao gerente, cliente ou patrocinador do projeto a respeito de dois pontos principais: (1) se os objetivos gerais do projeto estão suficientemente em perigo para justificar o tratamento dos riscos, e (2) sobre riscos importantes antes das suas ocorrências, o que lhes permite desenvolver ações de mitigação de risco ou captura de oportunidades para tornar o projeto melhor. Uma dificuldade na concretização deste objetivo ocorre porque, no início do projeto, quando se pode tirar vantagem do tratamento dos riscos, os dados sobre o risco e, em particular, os modelos necessários para a análise quantitativa dos riscos não estão disponíveis. Quando as estimativas de custos e prazos estão mais amadurecidas, e os dados mais conhecidos, a flexibilidade e o poder de afetar o projeto com alternativas tornam-se restritos, pois mais decisões têm de ser tomadas. Em algum ponto, durante a execução do projeto, o objetivo principal da análise quantitativa dos riscos é fornecer estimativas precisas de onde o projeto resultará."
[...] continue lendo...Artigos relacionados
-
Artigo
-
Vídeo
-
Vídeo
-
DevCast
-
DevCast