Artigo Engenharia de Software 4 - Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional (AMP)

Artigo da Revista Engenharia de Software edição 4.

Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 4 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Processos

Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional (AMP)

Alinhada ao MPS.BR e PGQP

 

De que se trata o artigo:

Processo de Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional (AMP) alinhado ao MPS.BR e PGQP.

Neste artigo apresenta-se o alinhamento e a possibilidade de implementar este processo de forma integrada com estes modelos de qualidade.

 

Para que serve:

Fornece uma visão geral do processo de AMP sob o ponto de vista do MPS.BR e do PGQP e orientações que podem servir como referência para organizações, que possuem iniciativas de melhoria de processo e desejam implementar este processo.

 

Em que situação o tema é útil:

Na definição e avaliação de melhorias dos processos organizacionais, para fins de melhoria contínua e alinhamento com os objetivos de negócio da organização.

 

 

A partir da aplicação dos processos padrão da organização e outros ativos de processo organizacional na definição, planejamento e estimativa de processos para os projetos e da execução dos processos definidos, podem ser identificadas oportunidades de melhoria nos processos padrão para identificar pontos de ajustes nos processos de acordo com as necessidades de negócio da organização. A realização sistemática de revisões nos processos, planejamento e implementação de melhorias identificadas, a partir dessas revisões e da experiência em utilizar os processos padrão da organização, é o objetivo do processo Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional (SOFTEX, 2007b).

Diante deste contexto, as organizações têm se preocupado em alocar recursos e definir um mecanismo de definir, manter, disseminar e aprimorar seus processos principais de negócio e de apoio, normalmente, tendo como base modelos e normas nacionais e/ou internacionais de qualidade.

Este artigo está organizado da seguinte forma: a seção 2 apresenta uma visão geral sobre o programa de Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS.BR); a seção 3 descreve o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP); a seção 4 apresenta o processo de Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional (AMP) sob o ponto de vista do MPS.BR e PGQP; a seção 5 trata da implementação da AMP numa organização; e por fim, a seção 6 trata das considerações finais.

MPS.BR

Criado em dezembro de 2003 com base em lições aprendidas de outros programas mobilizadores, como o Programa de Desenvolvimento Estratégico em Informática no Brasil (DESI-BR), o programa Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS.BR) visa a melhoria de desenvolvimento de software em micros, pequenas e médias empresas em todas as regiões do País. Além disso, busca o reconhecimento nacional e internacional como um modelo aplicável à indústria de software.

Conforme SOFTEX (2007a), o MPS.BR é composto pelo Modelo de Referência (MR-MPS.BR) destinado à melhoria de processo e o Método de Avaliação (MA-MPS.BR), para a avaliação de melhoria de processo de software. Para isso, possui como base técnica as normas ISO 12207, ISO 15504 em conformidade com Capacity Maturity Model Integration (CMMI), como ilustra a Figura 1.

O MR-MPS é composto pelo: (i) Guia Geral que contém a descrição geral do programa MPS.BR, detalha o MR-MPS e apresenta as definições comuns necessárias para seu entendimento e aplicação; (ii) Guia de Aquisição que contém as melhores práticas de aquisição de software e serviços e descreve o processo de aquisição destinado a empresas que queiram adquirir ou subcontratar software e serviços de terceiros; (iii) Guia de Implementação que se divide em sete partes e possui orientações de como os requisitos do MR-MPS podem ser implementados pelas organizações.

  Já o MA-MPS possui um Guia de Avaliação que contêm o método e o processo de avaliação do programa MPS.BR e características de qualificação dos avaliadores, destinando-se às Instituições Avaliadoras (IA), avaliadores líderes e adjuntos.

" [...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados