Artigo Java Magazine 03 - A Vida, o Universo e Tudo Mais

Artigo publicado pela Java Magazine 03.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 03. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Fazendo o mercado wireless acontecer

A importância do J2ME

O mercado wireless brasileiro está amadurecendo rapidamente, e a tecnologia Java tem importância decisiva nesse processo

Nesse mundo tecnológico competitivo, ter a real noção do mercado e da importância relativa das tecnologias é fundamental para que saibamos como aplicá-las corretamente.

Em particular, no mundo das aplicações wireless – ou a plataforma J2ME, no caso específico do ambiente Java – como desenvolvedores precisamos entender até onde vai a solução tecnológica e onde começam os problemas do mercado. Só assim entenderemos as reais dificuldades que enfrentamos, e onde deveremos focar nossos esforços para fazer esse mercado acontecer.

É claro que a tecnologia J2ME é poderosa e importante. É mesmo considerada uma das principais plataformas Java. Tão fundamental que merece ter seu próprio Comitê Executivo dentro do JCP (Java Community Process), o processo de padronização da plataforma Java. Mas apenas afirmar sua importância não coloca a tecnologia em perspectiva.

Vamos então analisar a tecnologia J2ME, e o mercado no qual ela se insere.

Mercado de aplicações

Já faz algum tempo que ouvimos falar do mercado wireless – em especial a telefonia celular – e como isso vai mudar o mundo. Internet de bolso, velocidades espantosas de acesso, videoconferência – essas são apenas algumas das promessas que temos visto e com as quais temos nos deliciado nos últimos anos. Como desenvolvedores, temos aguardado ansiosos tudo isso acontecer.

" [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados