Artigo Java Magazine 03 - Além das fronteiras

Artigo publicado pela Java Magazine 03.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 03. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

JavaServer Faces

Criação visual de interfaces web

Nesta edição vamos falar sobre uma das mais esperadas especificações da plataforma Java, Java Server Faces (JSR-127). A JSF está na reta final – a versão public draft foi lançada em agosto desse ano e já está disponível uma implementação de referência early access.

Produtividade

Um dos grandes gargalos de produtividade no desenvolvimento de aplicações web é a construção da camada de apresentação, normalmente implementada em HTML com servlets e JSPs. A maioria dos sistemas segue a mesma linha: uma variação da tradicional arquitetura Model-View-Controller (MVC) – servlets processam a requisição, classes de negócio executam as regras e páginas JSP apresentam o resultado.

Porém, normalmente muito pouco do código de apresentação pode ser reutilizado entre aplicações – e às vezes nem dentro da mesma aplicação. O fato é que a criação da interface HTML e da lógica de apresentação ainda segue um processo um pouco rudimentar, sem o apoio ferramental que os programadores poderiam ter. Imagine criar aplicações Swing sem ferramentas para desenhar a interface e tendo que implementar componentes que ficam mais complexos a cada projeto – é basicamente isso que fazemos em aplicações web!

As tecnologias da camada web têm evoluído bastante para suprir a demanda por maior produtividade. Um bom exemplo são as bibliotecas de tags JSP, que reduzem a quantidade de linhas de código Java nas páginas JSP, facilitando o reuso de código. Um conjunto dessas bibliotecas desenvolvidas pelo grupo Apache foi adotado como a JSR-52 e lançado recentemente como a JSTL 1.0 (JSP Standard Tag Library) – uma biblioteca de tags padronizada incorporada à tecnologia JSP.

Também já existe uma quantidade razoável de frameworks para a camada web, entre eles Apache Struts, WebWork e JATO. Estes auxiliam os programadores web a desenvolver o controle de fluxo da interface e implementar o modelo MVC. Além disso, muitas empresas chegaram a desenvolver sua própria solução caseira, já que essas dificuldades são comuns.

Cada framework tem seu próprio modelo, apesar de vários serem bastante parecidos. O JavaServer Faces vem para colocar ordem na construção desses frameworks e promete aumentar a produtividade na programação web.

Padronização

Um objetivo importante do JSF é reduzir o esforço necessário para criar páginas JSP com processamento feito por servlets, mas esse não é o único cenário suportado. A especificação visa facilitar e padronizar a criação de componentes de interfaces gráficas na internet, sejam eles desenhados em HTML, WAP, XML ou outras tecnologias similares. A idéia é permitir a criação de bibliotecas reusáveis desses componentes. " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados