Artigo Java Magazine 03 - Java de Bolso

Artigo publicado pela Java Magazine 03.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 03. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Java de bolso

Dados em J2ME

Persistência em dispositivos com RMS e JDBC

Técnicas para gerenciamento de dados usando a API Record Management System do MIDP

O gerenciamento de dados em dispositivos com suporte a J2ME é o tema de nosso artigo nesta edição. Explicaremos o que é RMS (Record Management System), uma importante API do MIDP, mostrando vários exemplos de código. Apresentaremos também, brevemente, a API JDBC da PointBase, um framework de gerenciamento de dados que usa o RMS.

Armazenamento

Atualmente já existem dispositivos móveis, principalmente telefones celulares, que agregam muito mais recursos que um simples dispositivo de comunicação por voz, como transmissão de dados, captura de áudio e vídeo, recursos de assistentes pessoais, conexão com a internet em alta velocidade etc. Com o nível de sofisticação atual, os dispositivos precisam ter acesso à memória para ler ou armazenar dados, como preferências de usuário e cache de informações. Além disso, como a utilização de redes sem fio ainda é cara, se for possível economizar no tráfego de dados e na utilização da rede, diminuindo custos, serviços mais baratos poderão ser disponibilizados.

Existem várias tecnologias para armazenar dados localmente em dispositivos móveis. Em nível de hardware, o cartão flash é a mais comum. O acesso via software também pode ser realizado de diversas maneiras. Sistemas de arquivos ou registros são as soluções mais implementadas.

Normalmente, os dispositivos possuem dois tipos de memória: uma volátil, onde os aplicativos são carregados (quando a aplicação é finalizada ou é desligado o dispositivo, os dados contidos na memória volátil são perdidos); o segundo tipo é a memória persistente, onde são gravadas informações que devem permanecer (persistir) entre diferentes invocações das aplicações, e até depois de se desligar o dispositivo.

MIDP e RMS

O J2ME especifica suporte para um universo de dispositivos com diferentes configurações e perfis. Neste artigo vamos focar no perfil MIDP (Mobile Information Device Profile). No MIDP, a API de armazenamento de dados é o RMS.

Neste texto usaremos muito os termos MIDlets e suite de MIDlets. Vamos recordar um pouco sobre eles. MIDP é um perfil J2ME direcionado a pequenos dispositivos, como telefones celulares e pagers de duas vias. Um MIDlet é uma aplicação MIDP; uma suite de MIDlets é um agrupamento de MIDlets distribuído em um pacote JAR contendo, além dos próprios MIDlets, arquivos de recursos (imagens e propriedades, por exemplo). Associado ao arquivo JAR, existe uma descrição da suite (arquivo JAD) com o nome da aplicação, tamanho, versão e outras informações. MIDlets contidos na mesma suite podem compartilhar informações como arquivos de recursos.

A versão do MIDP que iremos cobrir é a 1.0; algumas novas funcionalidades da versão 2.0 do MIDP (em fase final de especificação) também serão indicadas.

API RMS

O RMS é o mecanismo básico de persistência usado por MIDlets. A API de RMS está localizada no pacote javax.microedition.rms, e possui as seguintes classes e interfaces (excluindo as classes de exceções): RecordStore, RecordEnumeration, RecordComparator, RecordFilter e " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados