Artigo Java Magazine 04 - Criando um mural com JSP

Confira nesta edição de Java Magazine uma entrevista Bill Day Java speech, Interface ricas com flash

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 04. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler essa revista em PDF.

Criando um mural com JSP

Um exemplo prático com JSTL e MySQL

Aprenda a criar páginas web dinâmicas com facilidade utilizando JavaServer Pages, JSTL e o banco de dados MySQL

Fernando Anselmo

Durante um bom tempo, tenho me dedicado exclusivamente à programação web, passando por várias tecnologias – de ASP a PHP – até encontrar JSP. No meu livro mais recente, decidi apresentar as JavaServer Pages para um público iniciante, com pouco conhecimento no desenvolvimento web. No planejamento para o livro, inicialmente pensava em criar uma série de projetos, compondo um portal.

Em um portal geralmente há um mural para mensagens e chamadas, um FAQ para perguntas freqüentes, um fórum com perguntas e respostas (muitas destas alimentariam o FAQ), e salas de bate-papo, entre várias outras partes.

Neste artigo criaremos um mural (uma das partes mais simples), usando JSP com JSTL (veja o quadro) e fazendo acesso ao banco de dados MySQL. O texto pressupõe pouco conhecimento de Java e JSP, guiando o leitor pelos processos básicos de instalação e configuração de cada API ou ferramenta.

 

O que é JSTL

O JSTL (JSP Standard Tag Library) é uma biblioteca de tags customizadas que estende o JSP, de modo que não seja necessário escrever código Java para operações comuns como formatação de texto, iteração em coleções ou acesso a bancos de dados. Ela faz parte das novas especificações do JSP e será, portanto, um componente obrigatório em qualquer servidor web com suporte a Java.

Instalação do MySQL

O banco de dados que escolhi para o projeto é o MySQL, um banco excelente tanto para trabalhos de desenvolvimento como para produção na web. Se você não tem o MySQL instalado, pode baixar a versão para seu sistema operacional em www.mysql.com – a instalação é simples. Irei prosseguir como se estivéssemos no Windows, mas dando dicas para os outros sistemas.

Depois da instalação execute o programa winmysqladmin.exe no diretório c:\mysql\bin. Junto à barra do relógio aparecerá o ícone .

No Windows NT/2000/XP e Linux, o servidor do MySQL pode ser executado como um serviço, e sua inicialização é realizada automaticamente. Para outros sistemas operacionais, como o Windows 98, você deve inicializar o servidor manualmente.

Preparação da base de dados

Vamos usar um script SQL para a criação do banco de dados e da tabela para armazenamento de mensagens no mural. Crie um arquivo texto com o seguinte código e salve-o como " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados