Artigo Java Magazine 04 - Generics no Java 1.5

Confira nesta edição de Java Magazine uma entrevista Bill Day Java speech, Interface ricas com flash

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 04. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler essa revista em PDF.

Generics no Java 1.5

Tipos genéricos no projeto Tiger

A introdução de generics no Java 1.5 tem o potencial de reduzir o número de erros e aumentar o reaproveitamento de código em suas aplicações

A tecnologia Java incorpora muitas novidades a cada nova versão: servlets, JSP, EJBs, web services... O conjunto de APIs fica cada vez maior e mais completo. Mas além das bibliotecas e da plataforma, a linguagem Java também sofre mudanças. Isso já aconteceu com a entrada das classes internas (inner classes) no Java 1.1, e as assertions no J2SE 1.4.

Também haverá mudanças na versão 1.5 (codinome Tiger), com lançamento marcado para outubro de 2003. Uma das grandes novidades são os generics. Neste artigo, vamos ver como generics facilitará a programação em Java, com uma abordagem prática.

Programação genérica

Os programadores de C++ logo reconhecerão a semelhança do generics com a STL (Standard Template Library). Esta biblioteca veio para trazer containers ao C++, muito semelhante a API de Collections do Java. Mas não foi só isso: a STL trouxe também os tipos parametrizados.

Generics traz para o Java o conceito de programação com tipos parametrizados. Com o novo recurso, você pode optar por não definir que classe você está tratando ou retornando em determinado método, especificando isso somente na hora de construir uma instância da classe. Você passa um tipo como um parâmetro. Daí o nome “parametrizado”.

Pode parecer complicado, mas imagine que você precise de uma lista de strings. Normalmente, você cria um " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados