Artigo Java Magazine 05 - A Vida o Universo e Tudo Mais

Artigo publicado pela Java Magazine 05.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 05. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

A Vida o Universo e Tudo Mais

Java no Desktop

Parte 1: Interfaces, usuários e alternativas

Nos últimos anos, passamos por um movimento de "webelizar" tudo. Com a explosão da web, muitos esqueceram (ou nunca perceberam) que a internet é muito mais que o browser; empresas e desenvolvedores no mundo todo resolveram que agora a única forma de interação com o usuário era a interface "web". Maravilhosa, vitaminada, vencedora? Sim, definitivamente, mas somente para alguns tipos de interfaces.

Como usuários, entretanto, sabemos que esse modelo de interação é limitado. Usamos editores de texto e planilhas, clientes de e-mail, aplicativos de mensagens instantâneas e de compartilhamento de música; como desenvolvedores, usamos IDEs, ferramentas de modelagem e editores sofisticados. Nada disso tem a ver com o browser, apesar de cada vez mais ter ligações com a internet, chegando ao extremo das aplicações peer-to-peer, que nem sequer funcionam sem a rede.

Mas como desenvolvedores, gerentes de projetos, analistas ou consultores, muitas vezes falhamos em perceber que a interface web é limitada. Falhamos em mostrar – para nossos clientes, gerentes, analistas de negócio e equipes de marketing – que existe vida fora da web, e que ela é muito mais interessante. Estamos definitivamente forçando a barra ao tentar colocar todas as nossas aplicações dentro da "interface web". E por não sermos eficazes em entender e comunicar essas limitações, nos vemos, projeto atrás de projeto, obrigados a fazer malabarismos para colocar na interface web as funcionalidades que nossos usuários exigem.

 

Somos, projeto atrás de projeto, obrigados a fazer malabarismos para colocar na interface web as funcionalidades que nossos usuários exigem

 

Por isso, precisamos entender o que é a interface web e o que mais existe fora dela, para ajudar aos gerentes de tecnologia, gestores, equipes de marketing, presidentes e diretores a entender como fornecer a interface que nossos usuários exigem. E qual interface eles exigem? Usuários diferentes exigem interfaces diferentes; é importante, antes de tudo, entender quais usuários estamos procurando atender e focar nossos esforços da melhor forma possível.

E como desenvolvedores Java, precisamos entender como a tecnologia pode ser utilizada nesse contexto de maneira eficaz, de que forma pode nos ajudar a escrever ou interagir com aplicações locais, e como podemos fornecer ao usuário a melhor experiência possível ao acessar nossos serviços.

O assunto é extenso, e de forma alguma conseguiremos exauri-lo, mas faremos uma tentativa de cobrir ao menos os pontos principais. Vamos então discutir esse importante assunto em duas partes. Nesta primeira parte, veremos o que são as interfaces web e a importância de interfaces locais, os tipos de usuários de nossas aplicações e algumas alternativas de tecnologias para o desenvolvimento de interfaces no desktop.

Interfaces web dominam o mundo...

A invasão das chamadas "interfaces web" começou com a explosão da web em 1992. Alguns se maravilharam com o conceito, outros ficaram profundamente incomodados, e a maioria simplesmente aceitou.

"Interface web" é uma definição que aceita muita coisa. Alguns se satisfazem com a similaridade com o browser, com a opção de navegar para frente e para trás por uma série de páginas. Existiu até uma IDE Java (o Java Workshop da Sun), que era baseada nesse conceito, e muitas aplicações herdaram o botão "back" como forma de "webelizar" suas interfaces. Outras definições são menos exigentes – aceitam como "interface web" tudo que de alguma forma roda dentro do browser. E como hoje o browser é um veículo que aceita a instalação de plugins, acabamos por deixar o conceito genérico demais. Teve até quem viu o browser como o "novo desktop". Como sempre, são exageros normais gerados pelo entusiasmo com uma nova tecnologia. " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados