Artigo Java Magazine 07 - Computação nas bordas

Computação nas bordas - Quando a periferia subverte o centro.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 07. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Computação nas bordas

Quando a periferia subverte o centro 


 O JavaOne 2003, maior evento de desenvolvedores do planeta, está chegando (e pode estar ocorren­do quando você estiver lendo esta coluna); acontece na segunda semana de junho em São Francisco, nos Estados Unidos, e jun­tará milhares de desenvolvedores de todo o mundo.


 Aqui no Brasil, também tivemos nosso grande evento Java, o JustJava 2003, que aconteceu em abril, em São Paulo. Nele, mais de mil desenvolvedores aprenderam e discutiram Java, e constataram como a tecnologia tem crescido no país. Mantidas as proporções, são dois eventos de grande importância para a comunidade Java: a mundial e a nacional. É um grande orgulho que, dentre as palestras do JavaOne 2003, dez serão ministradas por brasileiros (veja a seção “Comunidade” da Edição 6). Várias delas foram apresentadas em primeira mão durante os dois dias do JustJava, adiantan­do um pouco do que mostraremos no “um” evento Java.


Nas palestras dos desenvolvedores brasi­leiros, tanto no JavaOne, como no JustJava, são abordadas desde tecnologias básicas às mais avançadas, em várias plataformas, e apresentados alguns dos mais importantes casos de sucesso de Java no Brasil, além do uso da tecnologia em projetos inusitados. É essa pluralidade que estamos sempre mostrando nesta coluna: outras formas de pensar e utilizar a tecnologia.


Já vimos aqui que Java é uma tecnologia viável no desktop (Edições 5 e 6) e que o mercado de celulares com suporte a Java está acontecendo (Edição 3), e apresentamos diversas opções de arquiteturas distribuídas (Edição 2). Já reparou o quanto são idéias com­plementares? Arquiteturas distribuídas só podem existir se houver computado­res distribuídos – e aplicações desktop. Aplicações para celulares somente serão eficazes se desenvolvidas e distribuídas em uma arquitetura adequada.

Isso nos leva a um conceito importante, que já está sendo considerado no Brasil, e para o qual a tecnologia Java apresenta algumas das melhores soluções: o Edge Computing, que junta um pouco de tudo o que vimos até agora nesta coluna, e vem ganhando adeptos mundialmente." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados