Artigo Java Magazine 07 - Editorial
Artigo publicado pela Java Magazine 07.
Clique aqui para ler esse artigo em PDF.
Editorial
Entre os assuntos mais queridos pelos desenvolvedores está o tema banco de dados. Três artigos garantem a capa desta edição:
Com detalhes sobre os mais populares bancos de dados livres, a coluna "Java Livre" mostra as tecnologias implementadas por cada banco, vantagens, pontos fracos e áreas de aplicação, além, claro, de como usá-los a partir de aplicações Java. É uma visão que agradará tanto ao público gerencial quanto aos desenvolvedores que estão avaliando opções para a implementação de persistência em seus sistemas. Concentrando-se na API JDBC, o artigo "Novidades do JDBC 3.0" apresenta os recursos adicionados à versão mais recente da API; são mudanças evolucionárias, contudo importantes; como enfatiza o artigo, a natureza gradual das inovações reafirma o nível de maturidade a que chegou a API. Por fim, o artigo "Validação na web" mostra como usar recursos do pacote Struts Validator (hoje parte da distribuição 1.1 do Struts) em aplicações baseadas no framework web da Apache – você verá que, em muitos casos, é só declarar as validações necessárias em arquivos externos e ficar tranqüilo quanto à garantia dos dados cadastrados.
O mês passado foi um marco para os desenvolvedores Java, com a realização de um dos eventos brasileiros de maior sucesso – de todos os tempos – dedicados à tecnologia. Mais de mil participantes, patrocinadores de peso, além de palestras e palestrantes de nível internacional fizeram do JustJava 2003 um divisor de águas no que se refere a "eventos Java" no país. Além da cobertura do evento, esta edição inclui três artigos com os mesmos temas de palestras ministradas:
A "computação nas bordas" é o assunto da coluna "A Vida o Universo e Tudo Mais", que lança luz sobre um dos movimentos mais subversivos da computação na atualidade. O texto traz uma prévia do que será apresentado em uma palestra técnica aprovada para o JavaOne 2003 e demonstra o pioneirismo de algumas equipes nacionais de desenvolvedores."
Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo