Artigo Java Magazine 07 - JDBC3

Uma das APIs mais maduras de Java, o JDBC evolui sem sobressaltos, e a versão mais recente vem sendo gra­dualmente adotada pela indústria.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 07. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

JDBC3

Uma das APIs mais maduras de Java, o JDBC evolui sem sobressaltos, e a versão mais recente vem sendo gra­dualmente adotada pela indústria

 

A API JDBC abriu as portas do mundo corporativo para Java, tornando possível a expansão da tecnologia dentro das grandes empresas; a importância da API é compro­vada pela sua inclusão no J2SE e J2EE e pela adoção extensiva pelo mercado.

A versão final da especificação mais recente – JDBC 3.0 – foi lançada há mais de um ano, mas ainda está em processo de adoção; alguns drivers implementam as principais mudanças (veja links), no entanto muitos estão apenas começando a atingir a aderência à nova especificação. O JDBC 3 vem com relativa­mente poucas funcionalidades adicionais, o que demonstra o grau de maturidade da API – mais que inventar coisas novas, os especialistas procuraram focar em funcionalidades que melho­rassem o desempenho e aumentassem a flexibilidade, partindo da excelente base construída nas versões anteriores.

Antes de entrar em detalhes sobre as novidades, é importante destacar que, ao tentar usar as novas funcionalidades especifica­das, seja verificado como o driver JDBC escolhido interage com o banco de dados. Nem todas as extensões são implementadas pelos drivers – ou mesmo suportadas pelos bancos de dados. Cada banco de dados tem suas particularidades, portanto, algo que seja extremamente rápido, ou que consuma poucos recursos, por exemplo, no Oracle, pode não ter o mesmo comportamento no DB2. " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados