Artigo Java Magazine 07 - Validação na web

O Struts 1.1 integra recursos sofisticados de validação de dados em aplicações web.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 07. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Validação na web

O Struts 1.1 integra recursos sofisticados de validação de dados em aplicações web

O framework de desenvolvimento web Struts pode ser visto, hoje, como um padrão para a construção de aplicações web confiáveis e modulares. No entanto, um dos pontos falhos da sua distribuição básica, na versão 1.0, era a inexistência de um meca¬nismo de validação de dados padronizado. Apesar de aquela versão incluir bibliotecas de validação externas – o pacote Struts Validator –, o recurso não era explorado em todo o seu potencial. Em alguns casos, todo o processo de validação era refeito a cada tela, levando à redundância de código e à disseminação de maneiras distintas de resolver um mesmo problema.

 

Incorporado oficialmente à versão 1.1 do Struts, o Validator visa centralizar o processo de validação de dados, reduzirem a redundância de código e desacoplar o código de validação, além de permitir que a validação de formulários seja realizada tanto do lado servidor (no container web), quanto do lado do cliente (no navegador), com código Java Script gerado automatica­mente.

Este texto pressupõe conhecimentos bá­sicos sobre o Struts (veja uma introdução ao framework no artigo “Struts Essencial” na Edição 6).

 

Configurando o ambiente

O Validator é um plug-in do Struts 1.1 e deve ser registrado com o framework no arquivo struts-config.xml. A Listagem 1 mostra a configuração necessária.

 

Nota: a aplicação-modelo struts-blank. war incluída na distribuição do Struts já configura o plug-in de validação.

 

Nos arquivos referenciados no parâme­tro pathnames – validation. xml e validation-rules.xml – são definidas as validações para os formulários, além de regras e classes de validação predefinidas (veremos mais so­bre esses arquivos, adiante).

 

Mecanismos de validação

 

Tradicionalmente, a validação de formu­lários no Struts era feita no método validate dos Action Forms, chamado quando o formu­lário é submetido. Usando o Validator, as validações são especificadas em arquivos de configuração e classes externas. Em vez de criar descendentes de Action Form, herda-se da subclasse Validator Form. Esta contém uma implementação padrão do método validate, que lê os arquivos de configuração XML ativando as validações especificadas. A Listagem 2 mostra um exemplo de formulário validado (chama­do CadastrarUsuarioForm). Note que nenhum código de validação é inserido na classe.

Como de costume, o formulário deve ser registrado no arquivo struts-config. xml. A Listagem 3 contém a configuração neces­sária." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados