Artigo Java Magazine 10 - Código Eclipse

Artigo publicado pela Java Magazine.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 10. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

 

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download.Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Além do Eclipse

Recursos integrados e plug-ins para facilitar a escrita de código

A popularidade do Eclipse demonstra a atual tendência em se valorizar a qualidade do código. Conheça funcionalidades do IDE e plug-ins que trazem qualidade e produtividade à programação Java

No final dos anos 80, o meio de desenvolvimento de software fervilhava com as promessas de produtividade das linguagens orientadas a objetos, especialmente o C++, chegando a ser chamadas de "bala de prata", que resolveriam todos os problemas do desenvolvimento de sistemas. Nos anos 90, a popularização das interfaces gráficas com o usuário, em especial do Windows, Visual Basic/Delphi, levou à onda da programação visual ou programação orientada a eventos, em que a produtividade seria obtida pelo uso de desenhadores de telas e outras ferramentas teoricamente voltadas para não-programadores.

Entretanto, o ganho de produtividade não foi suficiente, especialmente depois da explosão da internet. O aumento da complexidade (e da importância!) das aplicações levou o mercado a reconhecer, novamente, que um sistema tem tanta qualidade quanto o código da sua implementação, fato comprovado pela atenção dada pela comunidade de desenvolvedores a tópicos como design patterns, Extreme Programming e refactoring .

Neste artigo serão apresentados alguns dos recursos fornecidos pelo IDE Eclipse para facilitar a escrita de código e fomentar uma maior qualidade no trabalho de programação. Recursos inclusos na distribuição padrão do IDE (Platform Runtime + JDT) e os fornecidos por plug-ins de terceiros serão apresentados intercaladamente.

Caso haja dúvidas relativas à instalação dos plug-ins mencionados, veja o quadro “Instalação dos plug-ins”; consulte também a documentação fornecida nos sites indicados em links.

Escrevendo código com o Eclipse

O Eclipse, apresentado nesta coluna (Edição 4), é um IDE livre, suportando múltiplas plataformas (Windows, MacOS, Linux e vários sistemas Unix) e baseado em um arquitetura de plug" [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados