Artigo Java Magazine 10 - Comunidade
No final de semana de 4 e 5 de outubro, foi realizada a segunda edição do Abaporu, com organização do SouJava e da SUCESU-SP.
Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download.Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.
Abaporu 2003: Sucesso Continuado
No final de semana de 4 e 5 de outubro, foi realizada a segunda edição do Abaporu, com organização do SouJava e da SUCESU-SP. No campus da Universidade de São Paulo (USP), o evento replicou uma seleção representativa das palestras do JavaOne 2003 (32 ao todo). Incluiu também cinco keynotes e nove tutoriais, além de uma área onde patrocinadores e outros parceiros do SouJava puderam expor seus produtos e serviços. As palestras foram realizadas no Instituto de Matemática e Estatística (IME), e os keynotes, tutoriais e generosos coffee-breaks aconteceram na Escola Politécnica ("Poli").
Faço aqui um resumo do evento, evitando sobreposições com o texto de Michael Nascimento, que mostra uma visão mais pessoal. Vamos lá!
Na abertura, os diretores do SouJava, Bruno Souza e Fábio Velloso, falaram sobre novidades do JavaOne, a participação brasileira e o lançamento do portal java.net. Os quatro patrocinadores – Compuware, Oracle, Nokia e IBM – e a Sun, que entrou com apoio especial, apresentaram keynotes que se destacaram pela sua profundidade técnica e relevância (prova disso, foi a constante superlotação do auditório principal dedicado às apresentações especiais).
As empresas não pouparam esforços nem investimentos. A Compuware colocou uma equipe numerosa e multidisciplinar à disposição dos congressistas; a Nokia trouxe o finlandês Petteri Bergius, que, além do keynote, reapresentou a sua palestra técnica do JavaOne 2003; a Oracle inovou com mais um keynote show bem-humorado; a Sun demonstrou produtos potencialmente revolucionários, em primeira-mão; e a IBM trouxe Kathy Mandelstein, Program Director for IBM Worldwide Developer Marketing, responsável pelo relacionamento da IBM com desenvolvedores (incluindo a gerência dos portais DeveloperWorks, AlphaWorks e PartnerWorld) – para se ter idéia da importância desse cargo, o DeveloperWorks tem mais de um milhão de cadastrados.
Também participaram com estandes as empresas IBTA, GlobalCode, Unify e a Livraria Tempo Real – e a Java Magazine como mídia oficial. Além disso, houve uma pequena feira open source, onde foram demonstrados o Prevayler e o MVCase, ferramenta CASE desenvolvida em Java, na UFSCar, que gera arquivos compatíveis com o IBM/Rational Rose.
Na noite de sábado, após o coquetel, aconteceram as muvucas. Começando às 21:00 e terminando pouco antes de meia-noite, essas discussões informais abordaram "Mecanismos de persistência", muvuca coordenada por Fábio Velloso, Michael Nascimento e Carlos Villela; "Tecnologias avançadas de rede", liderada por Bruno Souza, Carlos Queiroz e Mauricio Leal; e "Jogo da Certificação Java", com coordenação de Vinicius Senger e Yara Hornos, que foi a mais animada e barulhenta das muvucas.
Os nove tutoriais trataram de uma gama diversa de assuntos: Java básico, J2EE, J2ME, Certificações, Montagem de um Ambiente de Desenvolvimento, JXTA, Prevayler e XDoclet. As palestras foram divididas em cinco trilhas: Java, J2EE, J2ME, Web Services e Open Source. A lista de palestras e tutoriais pode ser vista em soujava.org.br/abaporu/palestras.html.
O evento continuou movimentado até as últimas apresentações – mais um sucesso para o portifólio da parceria SouJava/SUCESU-SP. Indo além, nota-se que os eventos vêm se aperfeiçoando e profissionalizando. Hoje já não há dúvidas quanto à importância do Brasil na comunidade internacional de desenvolvedores, e a consolidação é o passo que está sendo dado neste momento. O sucesso do segundo Abaporu e o recorde mundial de mais de 4 mil inscritos no "
[...] continue lendo...Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo