Artigo Java Magazine 16 - JBuilder para web
Neste artigo, apresentamos uma introdução ao JBuilder X, a ferramenta de desenvolvimento Java da Borland, focando na versão Developer e em suas funcionalidades para o desenvolvimento web, em especial no suporte a Struts, taglibs JSP e Ant.
Neste artigo, apresentamos uma introdução ao JBuilder X, a ferramenta de desenvolvimento Java da Borland, focando na versão Developer e em suas funcionalidades para o desenvolvimento web, em especial no suporte a Struts, taglibs JSP e Ant.
Para uma introdução ao Struts, consulte as edições 6 e 7 da Java Magazine; mais sobre o Tomcat, pode ser visto na Edição 6.
Web modules
O JBuilder X Developer oferece suporte a Servlets 2.3 e JSP 1.2, e vem com três
versões do Tomcat integradas. No JBuilder, componentes web (páginas JSP,
Servlets, descritores web) são abrigados em Web Modules. Para criar uma aplicação, primeiro é preciso criar um Web Module.
O JBuilder não requer um tipo especial de projeto para aplicações J2EE/Web. Um projeto comum pode conter diferentes tipos de módulos, J2EE ou J2SE.
Basicamente,
um Web Module representa um diretório no disco contendo a estrutura de
um WAR; são criados com File|New>Web>Web Module (WAR).
Pode-se
criar um módulo vazio (Create empty Web Module) ou um baseado num WAR
existente (Create Web Module from a directory or archive). Esta segunda
opção extrai o WAR ou copia o diretório da aplicação web fornecida para
o diretório do web module (veja um exemplo na Figura 1).
O JBuilder oferece um editor visual para o descritor web.xml, que permite configurar elementos e atributos através de formulários. No Structure Pane (veja o quadro “Elementos do ambiente”), a partir do menu de contexto de um elemento, você pode criar um novo elemento do tipo selecionado (Add), removê-lo (Delete) e validar se seus atributos obrigatórios foram incluídos usando Validate (se houver inconsistências, o erro é mostrado no Message Pane).
JSPs e Servlets
O JBuilder faz a compilação de páginas JSP em tempo de desenvolvimento. Dessa forma, erros de sintaxe nas páginas JSP são detectados mesmo antes da execução da aplicação.
Você pode também compilar uma página JSP explicitamente, escolhendo Make do seu menu de contexto no Project Pane
Para executar uma página JSP ou um Servlet, escolha Web Run using defaults; para depurá-la, use o comando Web Debug using defaults Aplicações web no JBuilder tiram proveito das capacidades de depuração da ferramenta – inclusive páginas JSP podem ser depuradas passo o passo.
Para configurar o servidor utilizado para execução e depuração, chame Project|Options>Web (veja a Figura 2)."
[...] continue lendo...Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo