Artigo Java Magazine 16 - Revisando o MIDP 2.0

Artigo publicado pela Java Magazine 16.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 16. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF. 

 

Revisando o MIDP 2.0

Prepare-se para o novo padrão

 

O sucesso da tecnologia J2ME é inquestionável; hoje, ela já está presente em milhões de dispo­sitivos e impulsiona o crescente mercado de desenvolvimento wireless – de jogos a aplicativos móveis que se conectam a sistemas corporativos.

 

A versão 1.0 do MIDP (Mobile Information Device Profile), uma das principais partes do J2ME, inclui uma série de APIs sim­ples focadas em conectividade, interfaces gráficas, gerenciamento do ciclo de vida e persistência. Mas a simplicidade do MIDP 1.0, embora tenha facilitado o desenvolvimento de aplicações móveis independentes de plataforma, acabou por revelar-se como um dos seus principais pontos falhos. As lacunas deixadas pela primeira versão tiveram de ser supridas pelos fabricantes através de bibliotecas proprietárias voltadas a aparelhos espe­cíficos (dando margem à criação de apli­cações por alguns jocosamente chamadas de “MIDP 1.5”).

 

Para evitar o surgimento de uma “Torre de Babel J2ME”, uma nova especificação tornava-se necessária. Por essa e outras razões, nasceu o MIDP 2.0 (JSR-118).

Mais que MIDP

A necessidade de extensões proprie­tárias não é o único problema do MIDP 1.0. Mesmo sem a utilização de APIs de extensão, não é raro ver uma aplicação MIDP 1.0 que funciona em um grupo de dispositivos mas não em outro, ou que funciona de forma muito diferente em plataformas distintas.

 

Estas disparidades devem-se à ausência de uma especificação quanto à plataforma de execução. Deta­lhes como tamanho máximo dos MIDlets ou utilização de threads, por exemplo, são implementados de forma diferente em cada grupo de dispositivos. Outras funcionalidades críticas, como segurança e provisionamento (download e instalação de MIDlets) também foram omitidas na primeira versão do MIDP.

Omissões como essas foram claramen­te especificadas no JSR-185: JTWI (Java Technology for the Wireless Industry). Dessa maneira, o MIDP 2.0 é o conjunto de APIs por trás de toda uma nova plataforma de aplicações wireless.

Conectividade

A especificação MIDP 1.0 requeria que os dispositivos compatíveis implemen­tassem apenas conectividade utilizando HTTP; outros protocolos poderiam ou não ser implementados a gosto do fabri­cante. O MIDP 2.0 adiciona a exigência de implementação de HTTPS (HTTP sobre SSL), possibilitando o desenvolvimento de aplicações que não podem prescindir de segurança na comunicação, tais como soluções financeiras ou de m-commerce.

 

Entre as novidades do MIDP 2.0 para o trabalho com conexões seguras, estão as interfaces javax.microedition.io.HttpsConnection e  javax.microedition.io.SecurityInfo (para geren­ciamento de informações de conexão, tais como nome do protocolo e certificados em uso) e a classe javax.microedition.pki.Certificate (que representa um certificado de crip­tografia)." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados