Artigo Java Magazine 18 - Oracle JDeveloper 10g

O Oracle JDeveloper 10g (JDev10g) é uma IDE para o desenvolvimento de aplicações Java e Web Services que utiliza os padrões mais recentes para Java/J2EE, XML e SQL.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 18. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição 

Clique aqui para ler este artigo em PDF

Oracle JDeveloper 10g

Instalação e Visão Geral

O Oracle JDeveloper 10g (JDev10g) é uma IDE para o desenvolvimento de aplicações Java e Web Services que utiliza os padrões mais recentes para Java/J2EE, XML e SQL. Para simplificar o desenvolvimento, a ferramenta adota uma abordagem declarativa e visual. A Oracle adicionou à ferramenta o suporte a várias fases dos padrões de Software Development Life Cycle (SDLC), definidos pelas normas ISO 12207 e IEEE 1074. Há recursos para modelagem, codificação, depuração, testes, profiling, tuning e deployment.

Produtividade com opção

No JDev10g a mesma forma de utilização é mantida para diferentes tipos de tecnologias. Por exemplo, ao implementar uma camada de persistência, independentemente da tecnologia selecionada, a IDE usa sempre a mesma forma declarativa e recursos  visuais para conectar componentes gráficos aos componentes de persistência (EJB, TopLink, Hibernate, classes Java comuns etc.).

Para atender a desenvolvedores com diferentes níveis de conhecimento, pode-se escolher abordagens de desenvolvimento distintas, incluindo Model Driven Architecture (MDA), Service Oriented Arquitectures (SOA) e codificação manual. Aplicações podem trabalhar com fontes de dados diversas e ser instaladas em qualquer servidor de aplicações compatível com J2EE. O JDev10g é 100% Java, por isso roda em ambientes Windows, Mac OS, Linux e outros sistemas baseados em Unix.

Conhecendo a IDE

A instalação da IDE é simples: basta descompactar o .zip da distribuição (incluído no CD) para que sejam criados os diretórios e arquivos necessários (os detalhes estão no quadro "Instalação"). A versão incluída no CD, completa, permite o desenvolvimento não-comercial e não tem restrições de funcionalidade nem tempo de expiração. Veja a Figura 1.

Application Workspaces e Technology Scopes

Há duas opções de visualização de projetos no JDev: System Navigator e Application Navigator. No System Navigator, o foco é principalmente em arquivos e diretórios. No Application Navigator, o trabalho é realizado por agrupamentos lógicos, de acordo com as características da aplicação. Os" [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados