Artigo Java Magazine 44 - MIDP 3.0

Conheça as principa­is mudanças no Mobile Information Device Profile 3.0.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 44. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

MIDP 3.0: o que vem por aí

A nova especificação do principal perfil do Java ME

Conheça as principa­is mudanças no Mobile Information Device Profile 3.0.

É indiscutível o sucesso do Java no mundo móvel. Principalmente no mercado de celulares, o Java ME se tornou rapidamente a tecnologia de programação padrão nesses dispositivos (veja detalhes sobre o Java ME na coluna Byte Code, nesta edição). O desenvolvimento de aplicativos móveis com Java é rápido, produtivo e ágil.

Os fabricantes colocam aplicativos Java ME em seus aparelhos desde quando saem de fábrica: Cronômetro, Alarme, Relógio Mundial, Calculadora e Agenda são só alguns exemplos básicos. E as operadoras valorizam os celulares que vendem adicionando softwares Micro Edition como jogos e até gerenciadores de blogs. Além disso, empresas têm aproveitado as possibilidades de colocar softwares em dispositivos móveis que podem estar sempre on-line na internet, e criaram programas que gerenciam entregas de mercadorias, execução de serviços, venda de produtos, entre outros.

Tanto sucesso move a indústria e os padrões, e o MIDP (Mobile Information Device Profile), que é para muitos a principal especificação do Java ME, está chegando à sua terceira versão, com muitas novas funcionalidades. Já foi publicado o Early Draft desse perfil (JSR-271) e a especificação está aberta como de praxe, para que a comunidade discuta e revise os recursos propostos. Neste artigo vamos comentar novas características do MIDP 3.0 (observe que, como a especificação ainda não foi concluída, alguns itens podem mudar até o lançamento da versão final pelo JCP)." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados