Artigo Java Magazine 52 - Builds Java ME Automatizados com Antenna

O Antenna oferece uma série de tarefas (tasks) do Ant, adequadas para o desenvolvimento de aplicações MIDP.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 52. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição 

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Wireless Update

Builds Java ME Automatizados com Antenna

 

O build de aplicações costuma ocupar muito tempo que poderia ser usado para tarefas menos mecânicas,  e definir uma forma automatizada para isso leva a economias em tempo e dinheiro. É por isso que é tão grande a popularidade do Ant e, no ambiente Java ME, do Antenna.

O Antenna oferece uma série de tarefas (tasks) do Ant, adequadas para o desenvolvimento de aplicações MIDP. São tarefas construídas com base em funcionalidades do Java Wireless Toolkit (WTK) da Sun; portanto é necessário ter o WTK instalado. Através do Antenna, é possível compilar, pré-verificar, empacotar e ofuscar classes, manipular descritores (JAD) e executar aplicações MIDP, entre outras operações, tudo isso de forma automatizada. 

Nota :O Wireless Toolkit da Sun para CLDC chegou recentemente à versão 2.5.2, cujo destaque é o suporte multiusuário: a mesma instalação do toolkit pode ser compartilhada por vários usuários na mesma máquina, tanto na versão Windows quanto em Linux.

O desenvolvimento do Antenna foi iniciado em 2002, mas só recentemente a ferramenta chegou à versão 1.0.0. Veremos neste artigo como utilizar a nova versão do Antenna na prática, fazendo o build de uma MIDlet, ao mesmo tempo que analisamos as tarefas do Antenna.

 

Pré-requisitos

O Antenna faz uso de vários outros projetos. Além do WTK, que você pode baixar em java.sun.com/products/sjwtoolkit/ download.html, deve-se ter o Ant instalado (ant.apache.org).

Vamos precisar também do ProGuard,para ofuscamento o código. O ofuscamento serve para diminuir o tamanho final da aplicação, reduzindo nomes de métodos, classes e variáveis, entre outros elementos; também protege o bytecode de sua aplicação, pois “embaralha” o código tornando-o ilegível após uma engenharia reversa. Faça o download da versão 4.0 do ProGuard, em proguard.sf.net, e descompacte em um diretório de fácil acesso, por exemplo c:\proguard4.0.

Nota: A versão 4.0 do ProGuard, lançada recentemente, acrescenta uma característica importante para desenvolvedores Java ME1. Nessa nova versão é possível, além de ofuscar o código, pré-verificar a aplicação, garantindo que tal operação fique independente de um aplicativo externo. No entanto, o Antenna, no momento em que escrevo, ainda usa o programa preverify.exe do WTK para executar esse processo.

versão 4.0 do ProGuard, lançada recentemente, acrescenta uma característica importante para desenvolvedores Java ME1. Nessa nova versão é possível, além de ofuscar o código, pré-verificar a aplicação, garantindo que tal operação fique independente de um aplicativo externo. No entanto, o Antenna, no momento em que escrevo, ainda usa o programa preverify.exe do WTK para executar esse processo.

 

" [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados