Artigo Java Magazine 55 - UML no Eclipse com o plug-in Omondo

Saiba como construir diagramas UML diretamente no Eclipse de forma a manter seus modelos atualizados e integrados com o código fonte.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 55. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

UML no Eclipse com o plug-in Omondo

Saiba como construir diagramas UML diretamente no Eclipse de forma a manter seus modelos atualizados e integrados com o código fonte

Algumas etapas do desenvolvimento de software, como a modelagem, são importantes para garantir a qualidade do produto final bem como facilitar futuras manutenções. Uma das ferramentas de modelagem já consagradas no desenvolvimento de aplicações orientadas a objetos é a linguagem UML (Unified Modeling Language), utilizada para especificar, visualizar, construir e documentar as partes de um sistema OO. Mas para usar UML você não precisa de uma ferramenta CASE especializada, complexa, e possivelmente cara. Neste artigo, vamos conhecer o Omondo, um plug-in para o Eclipse que torna a modelagem UML mais fácil.

Com o Omondo é possível construir vários dos diagramas propostos pela UML, tais como Diagrama de Casos de Uso, Diagrama de Classes, Diagrama de Seqüência, Diagrama de Colaboração, Diagrama de Atividades, Diagrama de Componentes e Diagrama de Distribuição.

Além de permitir a construção dos diagramas citados anteriormente, o Omondo cria automaticamente as classes em Java, com os atributos e os métodos definidos a partir do diagrama de classes. Outra funcionalidade do plug-in é a engenharia reversa, ou seja, a possibilidade de se gerar os diagramas a partir do código fonte Java. E devido à alta integração com o IDE, seu uso é bem mais fácil do que sistemas CASE externos, mesmo os que possuam as mesmas capacidades.

Instalando o Plug-in

A instalação do Omondo é bastante simples. Pode-se fazer o download do arquivo .jar no site oficial e, depois disto, executá-lo com um duplo-clique. Uma janela de instalação se abre como pode ser visto na Figura 1.

 


Figura 1. Janela de instalação

Nesta janela, deve-se escolher o idioma desejado para o procedimento de instalação e clicar sobre o botão Ok. Para que a instalação ocorra com sucesso deve-se clicar em Próximo até que a opção Selecione o Caminho para a instalação apareça. Neste ponto, deve-se indicar onde o Eclipse está instalado.

Para verificar se o plug-in foi corretamente instalado, pode-se clicar no menu Help>Software Updates>Manage Configuration e verificar a presença do mesmo.

Criando o projeto

Para demonstrar as funcionalidades do plug-in, este artigo apresenta a modelagem de um fragmento de um sistema de livraria, utilizando o Eclipse Europa 3.3, contendo as classes: Pessoa, Cliente, Livro, Pedido e ItemPedido. Este exemplo não tem o intuito de ser uma aplicação completa, e sim demonstrar as funcionalidades do plug-in expondo suas principais características.

Comece criando um novo projeto através do menu File>New>Project. Crie um Java>Java Project, com Project name = “Java_Magazine”. Uma vez criado o projeto Java vazio, vá no folder src e crie um package chamado modelo, que irá conter as classes do domínio da aplicação.

Além dos pacotes criados dentro do diretório src, deve-se criar um novo diretório onde serão armazenados os diagramas gerados pelo Omondo. Clique com o botão direito sobre o projeto e acesse o menu File>New>Folder. Preencha Folder Name = “Diagramas” e clique em Finish. Dentro deste diretório, para uma maior organização, deve-se criar os subdiretórios casoUso, classe, estados e sequencia. O Project Explorer do eclipse deve ficar semelhante à Figura 2.

 


Figura 2. Estrutura do sistema

Diagrama de Caso de Uso

O primeiro diagrama a ser criado será o diagrama de Caso de Uso. Este diagrama demonstra como o sistema irá interagir com os usuários e outros elementos do ambiente. O diagrama de caso de uso é criado acessando o menu File>New>Other. Uma janela semelhante à Figura 3 é exibida.

 


Figura 3. Criação do diagrama de Caso de Uso

Deve-se escolher a opção UML Diagrams / UML Use Case Diagram e clicar Next. Uma nova janela como a da Figura 4 é exibida, onde é possível escolher em qual diretório o diagrama será salvo e o nome do diagrama. Escolha o diretório "

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados