Artigo Java Magazine 58 - Aprimorando o código fonte com o Eclipse

Artigo publicado pela Java Magazine edição 58

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 58. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler essa revista em PDF.

Aprimorando o código fonte com o Eclipse

Uma visão geral das ferramentas: Refactoring, Code Formatter e Clean Up

Aprenda a utilizar as ferramentas do Eclipse para reorganizar, formatar e “limpar” o código fonte

Este artigo tem por objetivo apresentar as ferramentas Refactoring, Code Formatter e Clean Up do Eclipse 3.3.0. Vale lembrar que na edição número 46 da Java Magazine foi publicado um artigo abrangente sobre Refactoring, e que os descritos naquele artigo não serão detalhados neste.

Para ajudar a entender o artigo, utilizarei como exemplo a seguinte situação: um sistema daemon foi desenvolvido em Java SE, com o intuito de processar pedidos de compra de materiais, que passavam por diversos status durante seu ciclo de vida – um workflow. As mudanças de status podem ocorrer por intervenção dos usuários ou por integração com outros sistemas, dependendo do status em que cada pedido se encontra. O sistema é executado em horários pré-definidos e envia e-mails aos funcionários responsáveis, informando o resultado do processamento (por exemplo: mudanças de status ou pedidos com pendências registradas há mais de três dias).

Esse sistema estava em produção e funcionava bem. No entanto, surgiu uma demanda para evolução do sistema e fez-se necessária uma avaliação do código que estava pronto, para que fosse possível atender a três novos requisitos: (1) possibilidade de configurar dias e horários distintos para execução de cada uma das rotinas de envio de e-mail, (2) registro de diferentes tipos de pedido de compra e (3) flexibilidade no gerenciamento dos estados pelos quais passam os pedidos de cada tipo.

Para manter o foco em aprimorar um código já existente, apresentarei a avaliação e alterações feitas para atender diretamente ao requisito 1, que já existia no sistema, mas não possuía a flexibilidade desejada, como veremos a seguir.

Vamos considerar que o sistema que está em produção é composto pelas classes apresentadas na Figura 1. Podemos perceber pelo menos duas características que não estão de acordo com as boas práticas de programação: as classes não estão devidamente separadas em pacotes, e os fontes apresentam “avisos” (warnings) indicando que existem possíveis falhas no código.

 

Figura 1. Classes do sistema em produção

Refactoring

O primeiro passo é verificar se os pacotes, classes, métodos, atributos e variáveis apresentam nomes apropriados, tanto no que diz respeito ao que eles fazem ou representam, quanto em relação à adequação às Java Code Conventions.

Rename

Com esse refactoring é possível alterar nomes de pacotes, classes, métodos, atributos e variáveis.

 

Podemos renomear qualquer um desses elementos de forma bastante simples, através do refactoring Rename. Para usá-lo, selecione o elemento a ser renomeado, e acesse o menu Refactor>Rename... Se for necessário definir opções para o refactoring, basta clicar na seta ao final da dica que aparece quando o novo nome está sendo digitado, e em seguida selecionar a opção Open Rename Dialog... Como exemplo, vamos renomear a classe SistemaPedidos para Main, já que seu objetivo é apenas dar início à execução da aplicação. A Figura 2 mostra o refactoring Rename sendo aplicado ao código.

 

Figura 2. Refactoring Rename

 

Move

Possibilita alterações na estrutura de pacotes do sistema de forma prática, pois o próprio refactoring se encarrega de corrigir as referências às classes na nova estrutura.

 " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados