Artigo Java Magazine 59 - EAI na prática

Artigo da Revista Java Magazine Edição 59.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 59. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

EAI na prática

Realize a integração entre aplicações de forma gráfica

Utilize uma ferramenta poderosa para integrar aplicações de forma simples e rápida através de mapeamento visual de processos

De que se trata o artigo:

O artigo aborda a integração de aplicações corporativas através de uma ferramenta especializada.

 

Para que serve:

Mostrar que o uso de uma ferramenta de EAI pode facilitar muito a vida de um desenvolvedor ou de uma empresa e é muito mais simples do que realizar a integração “manualmente”.

 

Em que situação o tema é útil:

O tema é importante para qualquer um que deseje entender um pouco mais sobre EAI. A ferramenta apresentada é muito poderosa e apenas uma pequena parte de sua funcionalidade foi abordada.

 

EAI na prática – Resumo Devman:

Dentro de uma ferramenta de EAI, existe uma série de técnicas que podem ser utilizadas para integração de aplicações corporativas. Para realizar a transformação de dados, o WLI dispõe do padrão MFL (Message Format Language). Através desse padrão, configuramos o formato da mensagem através da ferramenta Format Builder e, quando recebida, ela é convertida em um objeto Java que especializa a superclasse MflObject. Com isso, a mensagem pode ser tratada como XML, ou convertida para esse formato e participar de transformações através de XQuery.

Para efetuar a comunicação, utilizamos o controle HttpControl que abstrai as complexidades da realização de comunicação através do protocolo HTTP.

 

Neste artigo conheceremos a ferramenta BEA WebLogic Integration. O WebLogic Integration (ou  simplesmente WLI) permite realizar a integração de aplicações e a transformação de dados de forma simples via mapeamento visual de processos. Através dos elementos nativos do WLI, podemos realizar integrações complexas em minutos, sem que o desenvolvedor perca o foco no negócio, deixando para a ferramenta os requisitos não funcionais e as complexidades de uma integração entre sistemas heterogêneos.

Integração de Aplicações Corporativas (EAI)

Realizar integração entre sistemas corporativos é uma tarefa muito complexa e propensa a erros. Quando essa tarefa é realizada através da codificação da integração partindo “do zero”, esse cenário fica ainda mais nebuloso. As dificuldades incluem aspectos como conectividade, protocolos, formato e transformação de dados, segurança, transações distribuídas e processos de longa duração.

Quando desenvolvedores de aplicações são alocados para codificar integrações, perderão mais tempo lidando com os requisitos não-funcionais e infra-estrutura para o desenvolvimento do que com as regras de negócio. Esse é o pior cenário possível, já que a maioria desses desenvolvedores não estarão preparados para lidar com tamanha complexidade e, com certeza, serão menos produtivos do que poderiam, sem mencionar o reuso e a qualidade do que será produzido que, na maioria das vezes, será prejudicada.

Para evitar a codificação de uma integração complexa “do zero”, a solução é utilizar uma ferramenta com foco em facilitar e prover a infra-estrutura necessária.

WebLogic Integration

O WLI é uma plataforma que visa facilitar a integração entre sistemas através de mapeamento de processos de forma visual, transformação de dados, mensageria e diversos outros recursos.

O WLI provê opções comuns à maioria dos cenários de integração entre sistemas:

·Web Services;

·Mensageria;

·Arquivos e FTP;

·Formatos estruturados como CSV, EDI, etc;

·Ativação via Eventos;

·Transações distribuídas;

·Java Connector Architecture;

·Interação humana;

·Entre outros.

 

Ao prover opções comuns a todos os tipos de integração, o WLI fornece uma base interessante, permitindo que o desenvolvedor foque no que ele deve realmente fazer: traduzir regras de negócio para código e deixe com a ferramenta as complexidades da infra-estrutura.

Flexibilidade na integração

Como já foi mencionado, o WLI trabalha através do mapeamento visual de processos. Por trás do mapeamento visual, é gerado código Java e é possível adicionar código customizado ao que é gerado automaticamente. Isso dá uma enorme flexibilidade ao desenvolvedor e também reduz bastante a curva de aprendizado, já que o desenvolvedor irá utilizar simplesmente Java.

Todas as configurações do processo ficam armazenadas em um único arquivo: a classe Java que, através de anotações (padrão da linguagem), se transforma em um processo dentro do WLI. Isso facilita muito o gerenciamento das configurações, pois não existem extensos arquivos XML. Tudo fica contido em um único lugar: o código-fonte de uma classe java.

Construído sobre uma base sólida

Os processos do WLI são Enterprise JavaBeans. Através disso, o WLI aproveita toda a base sólida do WebLogic Server (WLS), sobre a qual ele executa, herdando os recursos de clustering, mensageria, transações e segurança providos pelo servidor de aplicações.

Ao executar os processos de integração sobre um servidor de aplicações, temos a garantia de escalabilidade e disponibilidade, algo importante para tarefas de integração de missão crítica.

Outra vantagem da ferramenta é que ela é inteiramente baseada na IDE Eclipse 3, o que também reduz a curva de aprendizado necessária para que o desenvolvedor comece a produzir. Além disso, as transformações utilizam XQuery que, além de ser um padrão aberto, é muito robusto para manipulação e mapeamento de dados e mais performático e flexível do que XSLT.

Funcionamento e arquitetura

Nesta seção entenderemos melhor o funcionamento e arquitetura de uma ferramenta de EAI, com foco na que estaremos apresentando.

Entendendo o que é um processo de integração

No WLI, sempre criamos processos de integração. Esses processos geralmente receberão dados, efetuarão alguma transformação nesses dados e os enviarão para um ou mais destinos, recebendo um possível retorno ou efetuando outra transformação." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados