Artigo Java Magazine 61 - Message-Driven Beans

Veja como é fácil consumir mensagens JMS utilizando Message-Driven Beans com annotations na versão 3.0 do EJB.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 61. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Message-Driven Beans

Consumindo mensagens JMS com Message-Driven Beans

Veja como é fácil consumir mensagens JMS utilizando Message-Driven Beans com annotations na versão 3.0 do EJB

 

De que se trata o artigo:

Consumir mensagens JMS com Message-Driven Beans e annotations na versão 3.0 do EJB, facilitando assim a interligação de sistemas e funcionalidades.

 

Para que serve:

Facilitar o consumo de mensagens JMS sem ter que se preocupar com uma parte da infra-estrutura do projeto como pool de objetos, threads, sincronização, etc. E aumentar o desempenho do processo como um todo com chamadas assíncronas aos objetos que consomem as mensagens JMS.

 

Em que situação o tema é útil:

Expõe para desenvolvedores que utilizam sistemas de mensagens (MOMs) como é fácil consumir essas mensagens utilizando o Message-Driven Beans com annotations do EJB 3.0. Para quem tem uma funcionalidade desenvolvida em um container EJB (um Session Beans, por exemplo) e queira disponibilizar essa funcionalidade sem que a mesma fique acoplada ao cliente.

 

Message-Driven Beans – Resumo DevMan:

O artigo mostra como ficou fácil consumir mensagens dos MOMs com Message-Driven Beans e annotations na versão 3.0 do EJB. Explicamos alguns conceitos básicos de MDB, como características e ciclo de vida, e alguns conceitos avançados de MDB, como load balancing e transações. Também mostraremos um exemplo simples e prático de como criar um MDB e um cliente JMS funcionando com o Glassfish.

 

No ambiente corporativo, é comum a necessidade de integração entre sistemas. Existem várias alternativas para tal integração, sendo que uma delas, já há anos consolidada no mercado, é a integração através de troca de mensagens. Por mensagens, entende-se não apenas textos simples, mas também objetos complexos. Para o leitor iniciante no assunto, veja antes o quadro “API JMS e MOM”, que dá uma explicação resumida de JMS (Java Message Service) e MOM (Message-oriented middleware).

Com o objetivo de facilitar o desenvolvimento e também aumentar a performance com chamadas assíncronas aos objetos que consomem as mensagens JMS, surgiu o MDB (Message-Driven Beans). MDB é um componente que executa determinada lógica de negócio desenvolvida pelo programador, e é invocado pelo container no momento que uma mensagem chega na fila à qual ele está associado. Utilizando MDB o desenvolvedor não precisa se preocupar com aspectos como " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados